O que é a gestão escolar democrática e como aplicar em sua instituição?

A participação da comunidade deve ser incluída na elaboração das estratégias escolares visando à cidadania e promoção da própria democracia.

0

Democracia, governo em que o povo exerce a soberania, sistema em que os cidadãos elegem seus dirigentes por meio de eleições periódicas. Regime em que o povo participa, igualmente, na elaboração de propostas, desenvolvimento e criação de leis. Esta é a definição de democracia no dicionário, mas, o que tem a ver com a gestão escolar?

Já parou para pensar que as decisões tomadas na escola, como o uso de determinado tipo de uniforme, horários e conteúdos não devem ser “empurrados” na comunidade? Que professores devem ser consultado quanto ao estabelecimento de currículos? Funcionários precisam opinar se a estrutura escolar não for segura para a execução do trabalho?

O gerenciamento de uma escola é uma ação impossível de realizar de forma isolada. A participação de todos na gestão escolar é fundamental para que os interesses da coletividade sejam atendidos. Quando as estratégias são estabelecidas de forma a integrar escola e comunidade, esta se vê em sintonia com a instituição que, de fato, a transforma.

O que é a gestão escolar democrática ?

Pare e pense: qual é a função da educação? Se sua resposta for que o papel educacional está na promoção de estratégias que visem à prática da cidadania por meio da formação, está correta. Mas, se na realidade, sua escola não alcança tais objetivos, é sinal de que alguma coisa precisa ser corrigida.

A definição de gestão escolar democrática a conceitua como o ato de priorizar a participação coletiva nas ações praticadas na escola. Isso significa que as decisões não podem ser tomadas pelo diretor e coordenação de forma isolada mas, mediante a participação de todos os envolvidos na comunidade escolar.

Funcionários, professores, agremiações estudantis, alunos e pais precisam estar cientes das estratégias desenvolvidas na escola. Isso porque a instituição está inserida em uma determinada comunidade e precisa levar suas especificidades em consideração antes de impor qualquer medida.

A principal característica da gestão escolar democrática é seu caráter descentralizador, ou seja, a escola torna-se um espaço aberto para o diálogo e o desenvolvimento de uma relação horizontal, sem ordens descendentes. Esse tipo de estrutura não impõe o poder de comando sob a forma de hierarquias demonstrando que todos têm poder de participação.

O fato é que o modelo de gestão democrática não é uma simples atitude beneficente. Trata-se de gestão amparada pela Constituição Federal de 1988 reforçada pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), além do Plano Nacional de Educação (PNE). Assim, é um dos princípios para estabelecer uma educação de qualidade.

Quais as características da gestão escolar democrática?

Mais acima, citamos que um dos caráteres da gestão democrática é a ausência de centralização do poder. Mas, não é só isso! Esse modelo tem, entre suas principais características:

  • participação popular no que toca às decisões relacionadas à instituição escolar
  • poder compartilhado entre todos os envolvidos no processo educativo (alunos, professores, pais, responsáveis, funcionários e comunidade em geral)
  • melhor condução dos processos administrativos e educativos
  • percepção e sensibilidade quanto às necessidades da comunidade ao redor (questões étnicas, sociais, culturais, religiosas e culturais)
  • desenvolvimento das potencialidades dos envolvidos
  • autonomia, pluralismo, participação e transparência das ações

Destaque para o planejamento participativo

Entre as principais características que podemos destacar está o planejamento participativo. Nele, métodos e estratégias são desenvolvidos de forma a atender as necessidades específicas da escola. Desse modo, práticas são estabelecidas de forma a estimular a participação de todos, não apenas sua atuação como espectadores.

Nesse viés, tem-se a transparência na tomada de decisões, ou seja, as ações são divulgadas para que todo o coletivo tome conhecimento sobre elas. Como a escola pode fazer isso? Pelos espaços físicos ou redes sociais da escola, incluindo o projeto político-pedagógico, ou seja, o conjunto de estratégias da instituição para o ano letivo.

A elaboração do PPP está, intimamente, ligada à gestão democrática escolar. É através dele que a escola definirá diretrizes que norteiam seus trabalhos e orientam as ações que contemplam os processos educativos. O projeto é a forma mais efetiva de a escola assumir o compromisso de educar tendo em vista a realidade que norteia a instituição.

Por tudo isso, é de se esperar que o PPP não pode ser elaborado de forma autoritária, ou seja, concentrada nas mãos de diretores e coordenadores. Todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem devem participar de sua criação, a fim de construir a identidade democrática da instituição.

Como estabelecer uma gestão escolar democrática?

A promoção da gestão escolar democrática é possível na medida em que integra escola e comunidade. Por isso, gestores devem estabelecer estratégias que promovam essa integração, aproximando direção, coordenação, professores, funcionários, pais, responsáveis e alunos.

Estabelecer uma gestão escolar democrática parte do princípio de que a própria instituição deve repensar seu papel de educadora. A partir daí, precisa desenvolver o compartilhamento, sair da zona de conforto e instituir formas de trazer alunos, comunidade e equipe para mais perto da gestão.

Isso pode ser feito por meio de estratégias simples e periódicas, cuja frequência, mais uma vez, deve ser discutida pelo coletivo.

  • conselhos escolares
  • assembleias estudantis
  • conselhos de representantes de classe
  • conselho participativo
  • reuniões de pais e mestres
  • visitas às famílias

Em suma, a gestão escolar democrática caracteriza-se pelo compartilhamento das decisões. Mas, além disso, trata-se de criar espaços de diálogo de forma a, efetivamente, dedicar o tempo dos educadores às pessoas envolvidas em sua gestão, cuidando para que projetos e cotidiano escolar sejam do interesse de todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.