O que é Areia Movediça e ela pode matar? – Descubra todos os segredos

Conheça tudo sobre ela, que está presente em diversas produções cinematográficas, aterrorizando os personagens.

0

Certamente, ao longo da vida, você já se deparou com aquela cena clássica: um personagem de um filme ou desenho animado está andando, geralmente fugindo de uma pessoa ou um animal, quando de repente, se depara com uma poça de areia movediça.

Normalmente, nas cenas, há duas opções. Ou ele é completamente engolido pela poça, ou então, consegue se segurar em algo e se salva. Mas será que, fora das telinhas essas cenas são possíveis? É o que nós vamos desvendar agora.

O que é areia movediça

Antes de tudo, é preciso saber que ela é um fenômeno natural que não ocorre em qualquer lugar. Para que haja, de fato, formação de areia movediça, é necessário ter água. Portanto, ela pode ser encontrada nas margens de rios, nos lagos, praias, fontes subterrâneas, pântanos e mangues.

Outra condição para que ela exista, está relacionada ao solo. Ele deve ser granuloso, não necessariamente areia, e repleto de partículas soltas e finas. Isso é imprescindível, porque, para que ela se forme, a água deve preencher os espaços vagos entre essas partículas.

Com isso, elas ficam saturadas, sem que haja atrito, facilitando que elas se movam com maior facilidade. Essa ligação dá ao solo uma característica líquida. Daí a origem do nome “movediça”.

A densidade a areia movediça é de 2 gramas por milímetro cúbico. Já no corpo humano a densidade é a metade disso, ou seja, 1 grama por milímetro cúbico. Por ela ser mais pesada que o nosso corpo, tecnicamente, só é possível que as pessoas se afundem até a cintura, ou pouco mais do que isso.

É possível morrer na areia movediça?

É possível. Mas não da maneira como os filmes e desenhos mostram. Justamente porque o corpo é menos denso que a areia, as pessoas conseguem flutuar. Mas isso não quer dizer que seja fácil se livrar de um local de areia movediça.

Ao se deparar com situações como esta, as pessoas acabam entrando em pânico. Assim, quanto mais elas se debatem, mais presas a armadilha elas ficam.

Caso não tenha alguém por perto, a quem possa pedir socorro, a pessoa pode ficar presa por muito tempo, submetida a condições como hipotermia, desidratação, exposição solar animais e outros fatores externos.

Além disso, se estiverem próximas ao mar, podem ser vítimas de afogamento se a maré subir enquanto elas estiverem presas.

Como se livrar da areia movediça

Nessas horas, por mais que seja difícil, é preciso manter a calma. As pessoas que ficam presas nesse meio, jamais devem ser puxadas para fora. Por conta da alta viscosidade,o peso corporal aumenta e por ser comparada até mesmo ao peso um carro médio. Então, a força necessária para tirar a pessoa é inimaginável.

Outra informação importante, é que dificilmente eles são muito fundos. Portanto, o ideal é que a pessoa permaneça imóvel, com os braços abertos para que a superfície de contato aumente. Como a densidade do indivíduo é menor, dentro de pouco tempo o corpo vai começar a flutuar.

Alguns cientistas afirmam que outra maneira possível de se livrar dessa armadilha é movimentar as pernas sinuosamente, de maneira lenta e progressiva. Essa movimentação vai fazer com que a areia fique mais solta, possibilitando a saída.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.