O que é Assepsia?

Termo tem origem grega e está relacionado à área da Saúde.

O que é assepsia? Assepsia são os procedimentos realizados para impedir a introdução e a proliferação de germes patogênicos, ou seja, causadores de infecções, nos organismos, objetos e ambientes. Simplificando, são os cuidados com a higiene e a limpeza de tudo que nos cerca.

É uma palavra de origem grega. O prefixo “a” indica ausência, negação. Já o termo sepsis significa podridão, putrefação. Dessa forma, pode-se dizer que o significado de assepsia é desinfecção. São sinônimos de assepsia: esterilização, higienização, profilaxia.

Assepsia e antissepsia

É necessário estar atento à diferença entre Assepsia e Antissepsia. Enquanto a assepsia indica a ausência de germes e bactérias em um ambiente por meio de medidas preventivas, ou seja, para evitar a entrada e a propagação desses agentes contaminadores, a antissepsia se refere a um local ou organismo que já esteja infectado.

Dessa forma, significa uma desinfecção realizada com substâncias como microbicidas, a fim de reduzir ou eliminar esses micro-organismos.

Assepsia das Mãos

Tendo em vista que a pele acumula diversos germes patogênicos, e que qualquer contato que realizamos pode transferir germes e bactérias para outras pessoas, objetos e alimentos, é necessário realizar a assepsia das mãos, ou seja, sua higienização.

Esse procedimento evita a propagação de germes que podem causar infecções e é essencial, já que as mãos são a principal via de transmissão de micro-organismos.

Assepsia Hospitalar

A assepsia hospitalar tem a finalidade de evitar ou remover a contaminação do material hospitalar e dos profissionais de saúde, pois se trata de um ambiente favorável à proliferação de germes e bactérias.

O precursor da assepsia hospitalar foi o cientista Louis Pasteur, no século XIX. Por meio de sua teoria bacteriana, ele compreendeu o processo de infecção das feridas e descobriu a causa principal da contaminação de pessoas sadias pelos doentes.

Assepsia Cirúrgica

Outros nomes se destacaram nos estudos e desenvolvimento da assepsia, como Ignaz Semmelweis, Roberto Kock e Joseph Lister, sendo que este foi um pioneiro nas técnicas de assepsia cirúrgica, extremamente importante para evitar a contaminação dos tecidos durante uma cirurgia.

A assepsia no ambiente hospitalar pode ser feita por meio de esterilização, desinfecção e antissepsia. Todos os objetos e instrumentos cirúrgicos devem obrigatoriamente passar pela assepsia.

Conteúdos Relacionados:

 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.