O que é Bitcoin?

O Bitcoin é uma das novidades tecnológicas dos últimos anos. Saiba mais sobre essa criptomoeda, como ela funciona e se é segura.

O que é Bitcoin? O Bitcoin nada mais é do que uma moeda inteiramente digital. Mais especificamente, é uma criptomoeda descentralizada ou um dinheiro eletrônico para transações ponto-a-ponto (em inglês, peer-to-peer electronic cash system).

Ela foi apresentada em 2008, no grupo de discussão The Cryptography Mailing por um programador sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto.

É considerada a primeira moeda digital descentralizada do mundo e existe apenas no meio virtual, diferente do dólar ou do real. Por isso, ela é perfeita para transações online.

Como funciona o Bitcoin?

A base do sistema do Bitcoin é a criptografia. Assim, todas as transações são feitas de forma anônima e segura. O Bitcoin permite transações financeiras sem intermediários, não necessitando de terceiros para funcionar. Isso significa que você não precisa de bancos ou grandes corporações para funcionar.

Elas são armazenadas em carteiras digitais , que podem ser armazenadas no computador ou celular. Além disso, elas funcionam através de um código único e complexo que não pode ser alterado isoladamente.

As transações são protegidas por criptografia, sendo praticamente impossíveis de interceptar.

Quando é realizada uma transação, é gerado um código. Com isso, o código gerado é verificado pelos chamados mineradores, que irão validar a transação e conectar as carteiras digitais envolvidas no processo.

As transações são vistas por todos da rede, mas sem aparecer nomes, pois são todas transações anônimas e são gravadas em um banco de dados chamado Blockchain.

Os mineradores que garantiram a transações ganham recompensas com Bitcoins ou fragmentos de moeda.

Ao fim da transação a pessoa que recebeu o pagamento pode trocá-las por dinheiro em casas de câmbio específicas de Bitcoin.

Quem controla o Bitcoin?

Não ha como uma única pessoa, empresa ou governo controlar o Bitcoin. Nem mesmo o criador da criptomoeda pode ter controle do seu funcionamento.

Quem pode ter o controle são todos os usuários, onde as decisões são tomadas por um consenso de uma maioria simples. Ou seja, os usuários verificam a transparência das transações e se a mesma moeda não foi utilizada mais de uma vez.

Quais as vantagens do Bitcoin?

As vantagens da moeda começam no fato de que elas não podem ser confiscadas. Além disso, não existe um ponto de falha e em todos os anos de funcionamento, o protocolo nunca parou de funcionar.

Dessa forma, o sistema é totalmente seguro e o nível de segurança é superior ao dos bancos tradicionais.

O sistema funciona de modo transparente, na qual todos da rede podem verificar a integridade do sistema. No sistema, também há liberdade de pagamento e transferência, com taxas menores, há segurança, privacidade, controle e transparência.

O Bitcoin também funciona no Brasil, porém, você deve declarar todos o seus ganhos no Imposto de Renda.

Veja também: O que é uma criptomoeda e como funciona esse sistema?

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More