O que é capital social?
A abertura de uma empresa não é um processo simples, principalmente em relação ao valor inicial investido. Saiba qual o papel do capital social nesse processo e veja como é fácil defini-lo no momento de abertura de uma empresa.
Dentro desse valor, estão incluídos os gastos iniciais de manutenção das atividades do novo negócios, considerando o tempo de adaptação de mercado, ou seja, período que ela pode não gerar lucro.
O montante é utilizado para arcar com os custos de infra-estrutura, como acessórios, equipamentos, meios de comunicação, de transporte e etc. Tudo que estiver relacionado às necessidades físicas quer sustentarão a empresa.
Os estabelecimentos do setor comercial devem apresentar no seu documento de registro a quantia de capital social, além de como será feita a conferência do valor, se será em moeda corrente ou em bens de direito.
A análise do capital social é feita seguindo três importantes aspectos:
- Financeiro: representado pelos recursos investidos inicialmente para a manutenção das atividades da empresa nos períodos iniciais da sua fundação;
- Social: é representado pelas normas de relacionamento da sociedade de investidores, ou seja, seus sócios e acionistas. As regras servem para definir os objetivos da empresa e sua organização, tal como a porcentagem de cada sócio e suas responsabilidades;
- Limite de responsabilidade: refere-se à obrigação da empresa em reparar os danos causados à outra parte ou a terceiros quando há o descumprimento das obrigações.
Normalmente, isso se aplica aos sócios e acionistas que investiram na empresa.
Como posso definir o capital social de uma empresa
A definição do capital social de uma empresa depende de aspectos, sobretudo se o valor que será investido advém de uma sociedade.
É importante deixar claro e estabelecido os seguintes itens relacionados à abertura da empresa:
- Gastos com materiais e insumos de produção;
- Investimentos com publicidade;
- Quantia referente à folha de pagamento dos funcionários;
- Serviços básicos para o funcionamento da estrutura física do estabelecimento;
Todas as decisões tomadas pelos participantes da sociedade devem estar discriminados por escrito no chamado contrato social ou acordo de quotista para evitar mudanças e alterações que fujam do acordo inicial.
Capital Social para o MEI
A sigla MEI significa Microempreendedor Individual e representa os trabalhadores autônomos donos de empresas.
O MEI surge como um registro oficial no governo que para aqueles que trabalham como donos do próprio micro negócios, sobretudo sob a forma de profissionais autônomos.
Quando se trata do capital social do MEI, não existe limite inicial ou importância mínima para os investimentos no momento de abertura de uma microempresa. Basta apenas declarar o quanto foi gasto como móveis, equipamentos, capital de giro e recursos iniciais de funcionamento
Contudo, o que de fato leva-se em conta são os lucros e faturamentos, sejam eles anuais ou mensais. Nesse caso, o MEI precisa informar os valores conquistados pela empresa no prazo de um ano para que assim, se estiver dentro dos limites estabelecidos, continue enquadrado na categoria.
Veja também: Obrigações do MEI: Relatórios, declarações e demais exigências da Lei
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.