Dígito Verificador – O que é e como funciona

Com mecanismos de autenticação e validação numérica, o dígito verificador é uma excelente ferramenta de controle no combate às fraudes bancárias.

0

O que é dígito verificador? O dígito verificador ou DV da conta é aquele algarismo que aparece no final dos números que correspondem à conta, logo após o traço.

Geralmente é representado pela letra “x”.

A relação de números antes do traço varia de instituição financeira, mas o algarismo após o hífen sempre será o dígito verificador

Um outro nome dado à esse número é o de “algarismo de controle”, em razão do seu uso como mecanismo de autenticação. 

Esse procedimento tem a função de verificação da validade e autenticação de um número. Resumindo: o objetivo do dígito verificador é o de “apurar” se os dados numéricos de uma agência ou conta são de fato reais ou se não passam de fraudes.

Como funciona o cálculo do dígito verificador da conta e da agência?

Os cálculos realizados para determinar um número exato do dígito verificador podem ser feitos por meio de diferentes operações matemáticas que variam de acordo com cada sistema. 

Um dos métodos utilizados é o de multiplicar todos os números da conta (com exceção do dígito) e em seguida dividir por 11. O resultado desse valor é subtraído pela base 11, gerando assim o algarismo que representa o dígito verificador. 

Outra opção é calcular o somatório dos números das multiplicações. Caso o resultado de uma multiplicação seja 12, faz-se a soma dos algarismos 1 e 2, resultando no número 3. Em seguida, a resposta da soma é dividida por 10. 

Nos casos em que o dígito resultante for diferente de zero, calcula-se esse valor por meio da subtração por 10.

Como identificar o dígito verificador da conta corrente e da agência do banco no cartão?

Para localizar o dígito verificador da conta corrente e da agência do banco  é muito simples. Geralmente, as instituições financeiras disponibilizam esses dados na parte frontal do cartão, abaixo do nome. 

Primeiramente, tem-se os números da conta seguidos pelos números da agência. Ambos com o dígito verificador após o traço.

O formato e a quantidade de números varia de banco para banco, sendo o mais comum o modelo “00000-0”. Confira no exemplo a seguir:

O que é dígito verificador
Como encontrar o dígito verificador no cartão.

Quando utiliza-se o dígito verificador?

Utiliza-se o dígito verificador para operações financeiras como transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TED (Transferência Eletrônica Disponível) para uma poupança ou conta corrente. 

Nessa hora, o mecanismo de verificação do dígito fará a confirmação de que a conta realmente existe, evitando que o usuário deposite em uma conta fantasma.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.