O que é Ética?

Você sabe o que é Ética? O conceito tem origem na Filosofia, mas também pode ser aplicado na Sociologia e na prática de diversas atividades profissionais.

0

O que é Ética? Ética é a parte da Filosofia que se dedica aos assuntos morais. Ou seja, ela investiga os princípios morais que motivam, orientam, disciplinam ou distorcem o comportamento humano, principalmente no que diz respeito às normas, valores, estímulos e regras presentes na sociedade.

No sentido mais prático, podemos dizer que a ética se refere ao conjunto de regras, princípios e condutas de ordem valorativa e moral de um indivíduo, grupo social ou sociedade. Por isso, a ética, que é construída com base em valores históricos e culturais, ajuda a garantir o equilíbrio e o bom funcionamento social.

O termo teve origem no grego ethos, que significa “aquilo que pertence ao caráter / modo de ser de um indivíduo”.

Ética Profissional

A ética profissional diz respeito ao comportamento que se espera que esses profissionais apresentem. Médicos, advogados, jornalistas, servidores públicos e outros profissionais possuem um conjunto de normas éticas que devem seguir no exercício de suas atividades. Cada profissão tem um código de ética próprio.

A ética não deve ser confundida com lei. A lei é uma obrigatoriedade, a qual todos os cidadãos estão submetidos, sob pena de sanções em caso de desobediência, mas nenhum indivíduo pode ser forçado a cumprir normas éticas, nem será punido caso não o faça. No entanto, a lei frequentemente se baseia em princípios éticos.

Diferença entre Ética e Moral

Ética também não pode ser confundida com moral. Ambas estão relacionadas e visam o bem-estar social, mas são diferentes. A moral é o conjunto de regras instituídas pela sociedade por meio da educação, cultura, tradição e do cotidiano, orientando o comportamento do homem. Já a ética é o julgamento do comportamento moral de cada indivíduo na sociedade.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.