Plano de aula para o Dia do Índio

Explique aos seus alunos que os indígenas, em sua maioria, não tem uma língua escrita. Grande parte de suas histórias foi registrada em obras de arte.

0

Objetivo

Fornecer aos alunos uma oportunidade de aprender sobre povos indígenas e como eles usavam pinturas e outras formas de arte para expressar sentimentos, história e sonhos de sua cultura.

Resultados do aluno

O estudante deve:

• reconhecer a importância das contribuições feitas por indígenas;
• considerar as artes populares tradicionais e contemporâneas, incluindo aqueles de outros tempos e lugares;
• compreender como as artes indígenas contribuem para as artes na sociedade brasileira;
• reconhecer como as imagens e a importância da terra são representadas por um artista que usa elementos indígenas em pinturas contemporâneas ou danças.

Pontos-chave

• Explique aos seus alunos que os indígenas, em sua maioria, não tem uma língua escrita. Ressalte que grande parte de suas histórias foi registrada como obras de arte.

• As habilidades de pinturas precisam ser cobertas como parte deste processo, se ainda não tiver sido feito.

Esta atividade é ideal para comparações culturais.

• Quando os alunos reconhecem habilidades, complexidades e lógica das artes indígenas, eles podem comparar esta arte com outros gêneros de pintura (por exemplo: pintura chinesa, arte europeia do século XIX).

Eles podem discutir semelhanças e diferenças na produção de cada tipo de obra de arte.

• Recomendamos que você também destaque artistas indígenas que pintam em estilos diferentes, para que a cultura indígena não seja vista de forma muito restritiva.

Considerações culturais

Verifique em pesquisas na internet os símbolos e cores apropriados para usar em sala de aula. Recomenda-se também um certo cuidado com temas e tópicos particularmente controversos (por exemplo, uso de armas).

Recursos de Ensino

• Imagens de pinturas indígenas (certifique-se de que seja incluído símbolos variados), com suas respectivas histórias.
• projetor
• materiais de arte, por exemplo, tintas, pincéis e papel

As aulas temáticas sobre o Dia do Índio podem incorporar as pinturas apresentadas, suas histórias e relatos do que foi destacado.

Implementação

• Mostrar e discutir com os alunos várias a cultura indígena, principalmente as formas de arte. (Por exemplo, que tipo de pintura é essa? Quem fez isso? Que tipo de outros símbolos o artista usa? …)

• Examine e discuta os símbolos usados e suas interpretações.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.