O que é inexorável?

Não sabe o que esse adjetivo significa? Esclareça suas dúvidas por meio de exemplos e sinônimos dessa palavra.

0

Você já ouviu falar que determinada pessoa é inexorável, mas não sabe bem o que isso significa? Vamos esclarecer essa dúvida agora!

Inexorável é uma pessoa ou situação rigorosa, implacável, inflexível, que não se abala ou cede a pressões, pedidos ou súplicas, irredutível, que é algo impossível de se refutar.

Trata-se de um adjetivo uniforme, ou seja, que apresenta a mesma flexão tanto no gênero feminino quanto masculino. Confira a aplicação em frases, sinônimos e a pronúncia correta de inexorável.

Exemplos de inexorável

Veja a seguir alguns exemplos de inexorável para compreender melhor o seu significado.

  • Por mais que os alunos prometessem se comportar, a decisão da diretora de convocar uma reunião de pais para discutir o comportamento da classe era inexorável.
  • O advogado disse que é desnecessário recorrer da decisão, pois aquele juiz é inexorável.
  • A punição de 2 anos de reclusão e multa é uma consequência inexorável para este crime.
  • Não se queixe de suas rugas. Elas nos lembram que o tempo é inexorável.

Sinônimos de inexorável

Os sinônimos de inexorável são: inflexível, implacável, austero, acirrado, rígido, rigoroso, intransigente, inquebrável, inevitável, incomplacente, severo, firme, inabalável, inelutável, infalível, invencível, entre outros.

Pronúncia de inexorável

Uma confusão muito comum com a palavra inexorável diz respeito à sua pronúncia. Isso porque, em geral, as pessoas falam com o som de /cs/ ou /cz/.

Entretanto, a pronúncia correta de inexorável é com som de /z/, assim como nas palavras exílio, êxito, exercício e existência.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.