Entenda a diferença entre mediato e imediato

Termos estão relacionados à necessidade ou não de intermediários em um processo. Saiba o que significa cada um deles.

0

As palavras mediato e imediato são motivo de dúvida frequente entre estudantes, uma vez que elas podem ser utilizadas em situações variadas.

As duas palavras são corretas e existem na Língua Portuguesa, mas possuem sentidos opostos quanto à necessidade ou não de intermediários em um processo.

Continue a leitura deste artigo para compreender melhor a diferença entre mediato e imediato.

Mediato e imediato

A palavra mediato é um adjetivo cujo significado é “que não possui relação direta”, “que necessita de intermediário”, “que é dependente de terceiros”.

Imediato, por sua vez, indica algo que não depende de intermediários, ou seja, cuja relação é estabelecida diretamente entre as partes, sem qualquer interferência.

A seguir, confira exemplos com mediato e imediato para compreender melhor a diferença entre esses termos:

  • O repórter agendou uma entrevista com o Secretário de Saúde após estabelecer contato mediato. Apenas o assessor de imprensa estava no escritório, mas ele tinha permissão para marcar a conversa, pois se trata de um tema de interesse do Estado.
  • O repórter estabeleceu contato imediato com o Secretário de Saúde, que prontamente concedeu uma entrevista.

Entretanto, a palavra imediato também apresenta outros significados. Ela pode ser utilizada para indicar que algo é urgente, que precisa ser resolvido naquele momento, de forma rápida.

Imediato também significa algo próximo, seja antes ou depois de determinado referencial. Caso seja utilizado como substantivo, pode indicar um grau de comando numa estrutura organizacional.

Confira alguns exemplos com imediato:

  • A criança precisa de atendimento imediato para evitar complicações do quadro de saúde.
  • A entrega do trabalho deverá ocorrer no dia imediato a este.
  • O imediato reestruturou todo o departamento de vendas, mesmo sem uma solicitação do gerente.

Sinônimos de mediato e imediato

Os principais sinônimos de mediato são: indireto, intermediário, remoto.

Já os sinônimos de imediato são: direto, instantâneo, atual, rápido, momentâneo, urgente, presente, iminente, próximo, anterior, posterior, precedente, seguinte, subchefe.

Mediato e imediato no Direito

Os termos mediato e imediato são frequentemente utilizados na área de Direito, para identificar interesses primários e secundários.

Por exemplo: Um pedido imediato está relacionado à sua natureza jurídica, podendo ser uma declaração, execução, condenação, entre outros. Já o pedido mediato diz respeito ao bem solicitado, tais como quantia em dinheiro ou imóveis que se encontram em poder do réu.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.