O que é logística?
Responsável pela gestão dos materiais de uma empresa, a palavra logística também tem relação com conceitos matemáticos ligados à álgebra e aritmética.
Suas técnicas eram bastante utilizadas em guerra, tanto quanto para estudos ligados à lógica matemática.
Comumente citada no meio empresarial, logística pode ser o procedimento responsável por uma série de ações que envolvem principalmente as mercadorias de dentro e fora de uma empresa, no que diz respeito ao seu cuidado e distribuição.
Para que haja uma logística eficaz, a empresa deve se ater ao processo de planejamento, execução e controle do transporte, além da movimentação e armazenamento dos seus materiais.
Isso ajuda a garantir o cumprimento de prazos de entrega e, consequentemente, otimização das atividades.
Por que logística é tão importante?
Investir capital em uma boa organização logística é fundamental para o crescimento de uma empresa.
Sendo assim, cabe ao empreendedor o dever de mensurar e promover melhorias no setor de logística do seu estabelecimento. Classifica-se os custos da logística em:
- Capital;
- Valores das variações entre o previsto e o real de acordo com a complexidade e desafios da gestão;
- Armazenamento, transporte, além do produto em si;
- Controle do ciclo de um produto, indo desde a sua fabricação até a disponibilização da mercadoria para os Pontos de Venda (PDV);
Quando o assunto é logística, deve-se ter em mente a experiência do cliente em relação aos serviços de entrega prestados por uma empresa, ajudando a trazer mais destaque no mercado.
Quanto mais complexas forem as atividades de uma empresa, mais será cobrado do setor de logística que deve operar de maneira sistêmica os aspectos relacionados à produção e venda de um produto.
Nesse caso, entra a logística empresarial. A palavra refere-se à coordenação e gestão do estoque, transporte, além da distribuição para fornecedores e etapas em geral do método de produção. Tudo para proporcionar um caminho mais tranquilo e de rentabilidade para empresa.
Há elementos importantes para que uma logística seja considerada bem sucedida. São eles:
- Aplicação de capital na comunicação interna para sua equipe.
- Controle e domínio dos processo.
- Um plano B;
Tipos de Logística
A logística pode ser classificada nas categorias:
Logística Reversa (LR) : refere-se à movimentação reversa de um determinado produto, partindo do ponto de consumo para onde ele foi produzido. Podemos citar como exemplos a coleta de lixos recicláveis e os serviços de devolução de documentos e mercadorias dos Correios.
Logística Empresarial (LE): parte essencial de uma empresa, é onde a palavra mais ganhou uso. A logística de uma empresa é responsável por gerir e cuidar dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. Somado a isso, ela também cuida da parte de recursos financeiros, armazenamento, planejamento da produção, transporte e distribuição dos materiais.
Logística Integrada (LI): o nome já diz tudo: integração dos serviços e processos que abrangem diversos setores de uma empresa visando aumentar sua eficiência e resultados.
Foi desenvolvida para atuar como ferramenta estratégica focada no gerenciamento, união e interatividade das principais atividades de logística.
Por exemplo, se antes o setor era responsável apenas pelo controle de transporte e estoque, por meio da LI, o gestor é capaz de unificar todos esses processos e acompanhá-los de forma mas rápida e dinâmica.
Tenha sempre um indicador financeiro do custo total de mercadoria de um negócio, utilizando sempre uma planilha de cálculo de CMV.
Veja também: O que é capital social?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.