O que é logística?

Responsável pela gestão dos materiais de uma empresa, a palavra logística também tem relação com conceitos matemáticos ligados à álgebra e aritmética.

O que é logística? Logística quer dizer organização e contabilidade. Vinda do grego, a palavra também pode significar como sendo a arte do planejamento e da realização de projetos. 

Suas técnicas eram bastante utilizadas em guerra, tanto quanto para estudos ligados à lógica matemática.

Comumente citada no meio empresarial, logística pode ser o procedimento responsável por uma série de ações que envolvem principalmente as mercadorias de dentro e fora de uma empresa, no que diz respeito ao seu cuidado e distribuição.

Para que haja uma logística eficaz, a empresa deve se ater ao processo de planejamento, execução e controle do transporte, além da movimentação e armazenamento dos seus materiais.

Isso ajuda a garantir o cumprimento de prazos de entrega e, consequentemente, otimização das atividades.

Por que logística é tão importante?

Investir capital em uma boa organização logística é fundamental para o crescimento de uma empresa. 

Sendo assim, cabe ao empreendedor o dever de mensurar e promover melhorias no setor de logística do seu estabelecimento. Classifica-se os custos da logística em:

  • Capital;
  • Valores das variações entre o previsto e o real de acordo com a complexidade e desafios da gestão;
  • Armazenamento, transporte, além do produto em si;
  • Controle do ciclo de um produto, indo desde a sua fabricação até a disponibilização da mercadoria para os Pontos de Venda (PDV);

Quando o assunto é logística, deve-se ter em mente a experiência do cliente em relação aos serviços de entrega prestados por uma empresa, ajudando a trazer mais destaque no mercado.

Quanto mais complexas forem as atividades de uma empresa, mais será cobrado do setor de logística que deve operar de maneira sistêmica os aspectos relacionados à produção e venda de um produto. 

Nesse caso, entra a logística empresarial. A palavra refere-se à coordenação e gestão do estoque, transporte, além da distribuição para fornecedores e etapas em geral do método de produção. Tudo para proporcionar um caminho mais tranquilo e de rentabilidade para empresa.

Há elementos importantes para que uma logística seja considerada bem sucedida. São eles:

  • Aplicação de capital na comunicação interna para sua equipe.
  • Controle e domínio dos processo. 
  • Um plano B;
logística
Um dos pontos mais importantes dentro da logística está no armazenamento e gerenciamento do estoque de materiais de uma empresa.

Tipos de Logística

A logística pode ser classificada nas categorias:

Logística Reversa (LR) : refere-se à movimentação reversa de um determinado produto, partindo do ponto de consumo para onde ele foi produzido. Podemos citar como exemplos a coleta de lixos recicláveis e os serviços de devolução de documentos e mercadorias dos Correios.

Logística Empresarial (LE): parte essencial de uma empresa, é onde a palavra mais ganhou uso. A logística de uma empresa é responsável por gerir e cuidar dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. Somado a isso, ela também cuida da parte de recursos financeiros, armazenamento, planejamento da produção, transporte e distribuição dos materiais. 

Logística Integrada (LI): o nome já diz tudo: integração dos serviços e processos que abrangem diversos setores de uma empresa visando aumentar sua eficiência e resultados.

Foi desenvolvida para atuar como ferramenta estratégica focada no gerenciamento, união e interatividade das principais atividades de logística. 

Por exemplo, se antes o setor era responsável apenas pelo controle de transporte e estoque, por meio da LI, o gestor é capaz de unificar todos esses processos e acompanhá-los de forma mas rápida e dinâmica.

Tenha sempre um indicador financeiro do custo total de mercadoria de um negócio, utilizando sempre uma planilha de cálculo de CMV.

Veja também: O que é capital social?

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.