O que é o “Cabelo de Pele”, fenômeno vulcânico que preocupa autoridades no Havaí?
O maior vulcão ativo do mundo, o Mauna Loa, no Havaí, entrou em erupção e despertou preocupação nas autoridades havaianas. Avisos já foram emitidos para a população de risco.
Os órgãos de segurança do Havaí divulgaram um alerta para a população que vive nas regiões próximas ao vulcão Mauna Loa. No anúncio, a maior preocupação é de que haja formações vulcânicas, conhecidas como “Cabelo de Pele”, nesse, tido como o maior vulcão ativo do mundo. O que acontece é que o vulcão pode liberar partículas de vidro que podem cortar a pele daqueles que vivem nas proximidades, além de haver liberação de gases e de lava.
Leia mais: Depois de 38 anos inativo, maior vulcão do mundo entra em erupção no Havaí
Maior vulcão em atividade do mundo entra em erupção no Havaí
Esse fenômeno surge quando a lava esvai pelas rupturas do vulcão e resfria rápido demais. O resultado é a formação de partículas finas e com alto comprimento, semelhantes a um fio de cabelo, é dai que vem o termo: “Cabelo de Pele”. Esse nome também é uma homenagem à deusa Pele-honu-amea, deusa havaiana dos vulcões.
Os ‘’Cabelos de Pele’’ não tem um alcance muito longo, sendo uma preocupação apenas para quem está próximo ao vulcão. Isso porque essas pequenas partículas são muito afiadas e podem causar cortes na pele ou olhos. O tamanho desses fios variará, eles podem ter poucos centímetros de comprimento e largura de milímetros. São bem leves, sendo facilmente carregadas pelo vento ou animais.
Outra preocupação das autoridades havaianas, além dos Cabelos de Pele, é a emissão de gases tóxicos, como o dióxido de enxofre. Segundo as unidades de segurança, as áreas mais próximas concentram a maior quantidade de gases, que podem causar dores de cabeça e queimação nos olhos.
Autoridades se preocupam com o fenômeno dos jatos de lava
O vulcão que estava adormecido há 38 anos também está emitindo jatos de lava que podem chegar a 60 metros de altura, conforme mostram imagens de satélite. Embora pareça assustador, geólogos especialistas afirmam que não há grande risco para a maior parte da população e casas mais próximas.
Comentários estão fechados.