O que é o COAF e qual sua função no governo federal?

COAF é um órgão federal responsável por analisar transações financeiras suspeitas.

O que é COAF e qual seu significado? COAF é o Conselho de Controle de Atividades Financeiras ligado ao governo federal. É um órgão responsável por analisar transações financeiras suspeitas relacionadas a população brasileira. Somente no ano de 2018, o COAF investigou 370 mil pessoas físicas e empresas.

O volume representa alta de 10% em relação ao ano de 2017. Em parceria com o Ministério Público e autoridades policiais, o Coaf conseguiu bloquear judicialmente cerca de R$ 36 milhões no Brasil e no exterior, relacionados a investigações sobre lavagem de dinheiro e outros crimes.

O Coaf é responsável por ações de inteligência para prevenir a lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e o financiamento do terrorismo. O Coaf recebe, examina e identifica ocorrências suspeitas de atividade ilícita e comunica às autoridades competentes.

Transferência no Governo Bolsonaro

Com o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras foi transferido do extinto Ministério da Fazenda para o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A alteração ocorreu por meio da Medida Provisória (MP) nº 870, que estabeleceu a organização dos órgãos da Presidência da República e dos ministérios.

Porém, em dezembro de 2019 foi aprovada no Congresso Nacional a transferência do Conselho para o Ministério da Economia, sendo então decidida a vinculação administrativa do órgão ao Banco Central do Brasil.

Conteúdos Relacionados:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.