O que é o COAF e qual sua função no governo federal?

COAF é um órgão federal responsável por analisar transações financeiras suspeitas.

0

O que é COAF e qual seu significado? COAF é o Conselho de Controle de Atividades Financeiras ligado ao governo federal. É um órgão que é responsável por analisar transações financeiras suspeitas relacionadas a população brasileira. Somente no ano de 2018, o COAF investigou 370 mil pessoas físicas e empresas.

O volume representa alta de 10% em relação ao ano de 2017. Em parceria com o Ministério Público e autoridades policiais, o Coaf conseguiu bloquear judicialmente cerca de R$ 36 milhões no Brasil e no exterior, relacionados a investigações sobre lavagem de dinheiro e outros crimes.

O Coaf é responsável por ações de inteligência para prevenir a lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e o financiamento do terrorismo. O Coaf recebe, examina e identifica ocorrências suspeitas de atividade ilícita e comunica às autoridades competentes.

Transferência no Governo Bolsonaro

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras foi transferido do extinto Ministério da Fazenda para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A alteração está na medida provisória (MP) nº 870, em edição extra do Diário Oficial da União. A medida provisória trouxe a organização dos órgãos da Presidência da República e dos ministérios.

Além da MP, um decreto com o estatuto do Coaf foi publicado com o conselho integrando o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Na MP, ficou definido que o presidente do Coaf será indicado pelo ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e nomeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Com informações da Agência Brasil.

Conteúdos Relacionados:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.