O que é o Feng Shui? Definição, Significado e Exemplos
À medida que a cultura asiática se torna mais popular no mundo todo, o feng shui, também está ganhando terreno.
À medida que a cultura asiática se torna mais popular no mundo todo, o antigo método chinês de criar um ambiente harmonioso, o feng shui, também está ganhando terreno. Feng shui significa literalmente “vento e água”. Suas raízes tem mais de 5.000 anos de idade.
O Feng Shui busca promover a prosperidade, a boa saúde e o bem-estar geral examinando como a energia, qi, flui através de uma sala, casa, edifício ou jardim particular.
Yin e Yang
O feng shui considera yin, a energia feminina e passiva, e yang, que é a energia masculina e quente. Ele também analisa os cinco elementos – água, fogo, madeira, metal e terra e o ambiente externo.
Os pontos da bússola, com oito direções separadas – norte, nordeste, leste, sudeste, sul, sudoeste, oeste e noroeste – também são importantes.
Um especialista em feng shui, conhecido como geomante, consultará o horóscopo chinês de um indivíduo para descobrir o que é melhor para essa pessoa e usará cálculos matemáticos complicados do antigo I Ching (Livro das Mutações) para determinar os aspectos de equilíbrio da casa.
Aplicações flexíveis
O feng shui pode ser usado para decidir a localização, a construção e as características arquitetônicas dos edifícios. Também para a localização e o estilo dos móveis, os esquemas de cores e decoração e a localização das plantações, caminhos e outras características externas.
Ao criar uma atmosfera mais agradável, o feng shui foi reconhecido por melhorar a comunicação familiar, restaurar a cooperação dos funcionários e aumentar as vendas de uma loja.
Os princípios podem ser aplicados a qualquer estilo de construção ou decoração, não apenas aos modos chinês ou asiático.
Um segredo real
Quando a China estava sob o domínio imperial, o feng shui era um segredo. Era conhecido apenas por um punhado de astrônomos e cientistas encarregados de manter a saúde, a riqueza e o poder da corte.
Palácios e cidades imperiais foram planejados de acordo com o feng shui. Isso se tornou um princípio da arquitetura chinesa clássica. A Cidade Proibida de Pequim é um exemplo.
Um espectacular complexo de palácios, edifícios administrativos e templos dispostos em torno de uma série de pátios, a Cidade Proibida foi a capital da China durante as dinastias Ming e Qing.
Feng Shui hoje
Mas hoje, o feng shui está disponível para todos. Bancos, hotéis, casas e até mesmo várias novas comunidades em Hong Kong foram planejadas de acordo com o feng shui. Muitos chineses usam o feng shui para melhorar os negócios.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.