O que significa OCDE e qual é a sua importância?

A sigla OCDE está sendo bastante utilizada após visita do presidente Bolsonaro a Casa Branca, mas você sabe o que ela significa?


Diariamente nos deparamos com palavras, temos e siglas que não conhecemos. Algumas delas são usadas com menos frequência que as outras. Entretanto, uma em especial está sendo bastante comentada nos últimos dias após a ida do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos (EUA).

Estamos falando da sigla OCDE, que significa Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico. A organização é internacional, sendo constituída por 36 países ricos ou em desenvolvimento, com sede na França. O intuito da OCDE é a promoção do desenvolvimento econômico, bem como a promoção do conforto social.

Origem

A organização foi fundada em 1947. Na ocasião, ela foi criada visando a reconstrução dos países europeus, já que muitos haviam sido destruídos com a Segunda Guerra Mundial. A reconstrução era visada pelo Plano Marshall, dos EUA. Sendo assim, na época a organização era voltada aos países da Europa, sendo intitulada como Organização para a Cooperação Econômica (OECE).

Além disso, após 1960 que Canadá e EUA entram para a organização, criando assim uma nova convenção, e se tornando a OCDE. O Brasil não está na organização. Entretanto, é de interesse do atual presidente que o país faça parte do grupo seleto de países.

Para conseguir entrar no acordo o país precisa instalar várias medidas econômicas liberais, bem como controle fiscal e inflacionário. As vantagens é que a nação membro ganha posição de destaque em investimentos estrangeiros. Assim como viabiliza a captação de recursos externos e menores taxas de juros.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More