O que é resenha?
A resenha é um gênero textual muito comum no âmbito acadêmico. É considerada como sendo uma abordagem crítica, descritiva e opinativa sobre uma obra.
A resenha é um gênero textual responsável por descrever determinada obra, com a intenção de apresentá-la ao público interessado. Os principais itens abordados em uma resenha são a análise, descrição e enumeração dos pontos positivos ou negativos de um trabalho.
Pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, como na literatura, em textos jornalísticos, acadêmicos e etc.
Lexicalmente, sua origem vem da palavra em latim resignare ( “re”, novo e signum, sinal ou marca).
Tipos de resenha
As resenhas cumprem o papel de análise das principais características de uma obra. Nesse caso, ela passa a cumprir três funções primordiais:
- Identificar a obra a ser resenhada;
- Descrever e apresentar em forma de resumo o assunto da obra;
- Avaliar o conteúdo da obra analisada, dando sua opinião própria (nesse caso chamamos de “resenha crítica”).
Dentre os tipos citados acima, o gênero textual resenha se apresenta em três tipos:
Resenha crítica: é a forma mais comum de resenha. Nela, o resenhador avalia todos os aspectos de uma obra. Por exemplo, no caso de um livro, será levado em conta o estilo de escrita, estética, beleza, fundamentação, contexto histórico e etc. No caso da resenha crítica, é imprescindível que haja a crítica positiva ou negativa do autor/resenhador e se ele recomenda ou não o consumo da obra.
Resenha descritiva: na resenha descritiva, também conhecida como técnica ou científica, o autor/resenhista no julgamento do conteúdo analisado, deve avaliar os pontos principais e relevantes de uma obra, em um processo minucioso de descrição dos seus itens. Diferentemente da resenha crítica, a forma descritiva não necessita da opinião do autor, sendo inerente às críticas pessoas de quem a produz.
Resenha temática: a resenha temática é caracterizada por ser uma análise de vários textos cuja temática é a mesma. Por incluir um grande número de produções e autores, a resenha temática é mais simples e de fácil organização. Ao escrever, o autor deve se atentar para a valorização das melhores ideias sobre o assunto a ser discutido.
Resenha x resumo
Muitas pessoas confundem resenha e resumo. De fato, ambos os gêneros textuais possuem semelhanças, mas as diferenças são ainda mais notáveis.
O resumo nada mais é do que uma síntese direta e objetiva sobre um determinado assunto, texto, obras literárias, fílmicas, jornalísticas e etc.
Nele, o autor deve extrair as principais ideias do conteúdo abordado e apresentá-lo de maneira sumarizada, para que o leitor consiga de imediato absorver apenas o essencial.
Sendo assim, confira o quadro abaixo com as principais diferenças entre resenha e resumo e nunca mais erre na hora de produzir seus textos:
RESENHA |
RESUMO |
Deve conter um cabeçalho contendo as informações básicas sobre a obra resenha, como nome, data de publicação, autores e etc. | Faz-se um pequeno resumo em forma de texto apresentando a obra. Deve ser feita antes do desenvolvimento do texto. |
Apresentar as informações sobre os autores da obra, como formação acadêmica, nacionalidade, publicações e etc. | Destacar os métodos, objetivos e resultados do tema abordado e sua relevância para o campo da pesquisa. |
Sob a forma de um resumo, apresentar a obra, dividindo-a em capítulos em casos de livros e cenas, nos casos das produções audiovisuais. | Selecionar as principais ideias, filtrar e excluir as informações redundantes. |
Por meio de forma direta ou indireta, o resenhista deve adicionar ao texto seus comentários e julgamentos sobre a obra. | O texto é geralmente feito em prosa e sem o uso de tópicos, sempre utilizando o verbo na 3ª pessoa. |
Incluir ao fim da resenha, no caso de resenha crítica, a opinião do resenhista, se ele recomenda ou não a obra para o leitor. | Faz-se o uso de palavras-chave ao final do resumo, devendo estar sempre separadas por vírgula e finalizadas com um ponto final. |
Veja também: O que é gênero textual?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.