O que é um equinócio?

Os equinócios ("equi", de "igual" e "nox", de "noite") ocorrem quando os raios do sol atingem o equador ao meio-dia em um ângulo de 90 graus.

0

Os equinócios (“equi”, que significa “igual” e “nox”, que significa “noite”) ocorrem quando os raios do sol atingem o equador ao meio-dia em um ângulo de 90 graus.

Durante os equinócios, o sol está acima do horizonte em todos os locais da Terra por 12 horas. A inclinação do eixo da Terra é responsável pela variação sazonal na quantidade de energia solar distribuída no topo da atmosfera.

Além disso, desempenha um papel fundamental na determinação da variação sazonal da temperatura da superfície.

O eixo de rotação da Terra é inclinado em um ângulo de 23,5 graus em relação ao seu plano orbital. Como o eixo de rotação da Terra sempre aponta na mesma direção – em direção à Estrela do Norte – a orientação do eixo da Terra para o Sol está sempre mudando à medida que a Terra orbita em torno do sol.

Como essa orientação muda ao longo do ano, o mesmo acontece com a distribuição da luz solar na superfície da Terra em qualquer latitude, e essa é a causa das estações.

Nos equinócios, o eixo não está nem muito perto nem longe do sol. Isso resulta em todas as áreas com pouco mais de 12 horas de luz do dia.

O equinócio de setembro é considerado por muitos como um sinal do início do outono no hemisfério norte e um marco da primavera no hemisfério sul, por exemplo.

Cultura

Culturas em todo o mundo celebram feriados e festivais nos equinócios. Um dos mais notáveis ​​é a celebração japonesa do Higan.

Durante cada feriado budista, diz-se que os espíritos dos mortos passam para o Nirvana. Durante seis dias, as pessoas visitam as sepulturas dos entes queridos, limpam, decoram, refletem e compartilham memórias deles.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.