O que estudar para o vestibular

0

O vestibular é um dos processos seletivos mais comuns para ingressar ao ensino superior no curso desejado. Ele é composto por provas alternativas, dissertativas e redação, dependendo de cada instituição. Muitas possuem uma prova padrão aplicada todo final de ano com os conhecimentos de tudo aquilo que foi aprendido no ensino médio, outras possuem fases para afirmar de o candidato possui aptidões e familiarização com a área desejada.

Antes de mais nada, como primeiro passo, é importante verificar qual é a forma de ingresso da faculdade ou universidade desejada, pois cada instituição realiza um tipo de processo seletivo para o ingresso ao nível superior por meio de um vestibular. De forma que existem diversos tipos de vestibulares, alguns altamente concorridos como é o caso das Universidades Públicas como a Fuvest, da USP, Vunesp da UNESP, a Comvesp da Unicamp e o Enem, que possibilita o ingresso às universidades federais do brasil e também auxilia em bolsas de estudos em instituições particulares, como com o PROUNI.

Após escolher quais instituições irá se candidatar e verificar quais serão os processos seletivos que você vai realizar, é preciso observar seus manuais, as provas anteriores e se contextualizar de como funciona, pois cada um tem a sua forma. Porém, basicamente, todos eles são compostos por provas alternativas, dissertativas e produção de redação.

O ENEM, por exemplo, separa a sua prova em dois dias seguidos, um deles é dedicado para questões alternativas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências da Humanas e suas Tecnologias; e no outro dia Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A Fuvest, como outro exemplo, separa em duas fases eliminatórias, a primeira é composta por um dia de prova, sendo ela alternativa sobre as disciplinas estudadas no ensino médio; e a segunda é separado em dois dia de prova que devem ser respondidas questões de forma dissertativa, deve ser elaborada uma redação e possuem algumas questões específicas da área almejada.

Tudo isso está descrito no manual do candidato de cada instituição, então, antes de mais nada ele deve ser consultado para que o candidato saiba os passos que deve seguir para se inscrever e o que será cobrado na prova.

Portanto, para qualquer prova desse tipo, é necessário revisar todo o conteúdo aprendido no ensino médio de todas as disciplinas: História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, Língua Estrangeira, Sociologia, Filosofia, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação para ter capacidade de responder cada uma das questões sobre cada disciplina.

Se preparar para a redação também é fundamental, pois a sua nota é sempre a muito importante, pois demonstra as capacidades expressivas e o domínio da língua portuguesa. Cada instituição costuma exigir um formato, ou até mesmo mais de um formato em suas provas, os principais são:

  • Carta é um formato claro e objetivo que cobra um diálogo entre dois interlocutores, onde é necessário verificar o que é pedido pela proposta quanto a formalidade e para quem ela é endereçada.
  • Narrativo é aquele que faz o candidato elaborar uma história com personagens, com a descrição do lugar e tempo em que os fatos ocorrem, de forma que a criatividade é a maior aliada nessa modalidade.
  • Dissertativo é a modalidade mais cobrada nos vestibulares, é aquela que o autor precisa defender um ponto de vista de acordo com o tema apresentado, construindo uma boa argumentação para defesa desse ponto de vista.

Como cada tema é uma nova surpresa, o candidato tem que estar atento e sempre atualizado com as notícias do país e do mundo, além se ser um bom leitor, para incrementar o seu vocabulário, informando-o e ensinando-o a articular melhor as ideias.

Dica: Uma das formas de se preparar para esses processos seletivos é participar de simulados e estudar respondendo as questões de vestibulares já encerrados, tentando elaborar redações de acordo com as propostas deles também, assim, você irá se contextualizar com o tipo de prova que irá se deparar.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.