O que fazer para evitar o bullying?
Leia mais sobre a importância da consciência sobre esse mal para a humanidade.
O bullying pode assumir muitas formas, mas todas elas causam danos e feridas emocionais profundas. Mesmo que não haja contato físico entre um agressor e seu alvo, as pessoas que sofrem bullying podem carregar o dano emocional do que viveram para o resto de suas vidas.
Se as pessoas soubessem sobre as consequências desses atos, talvez pensassem sobre suas atitudes de forma mais consciente. Se está sendo vítima e intimidado, há coisas que você pode fazer para lidar com o agressor.
Se você testemunhar bullying, há coisas que pode fazer para defender outra pessoa. Existe a possibilidade também de trabalhar para aumentar a conscientização entre seus colegas e aprender sobre as diferentes maneiras de pedir ajuda.
Apoiar uma pessoa que sofreu bullying é reconfortante. Isso mostra que alguém ou muitas pessoas se importam com a vítima.
Geralmente, as pessoas que sofrem bullying demonstram características de baixa autoestima, medo ou ansiedade com que o praticante de bullying se identifica. Por outro lado, quem ataca também sofre das mesmas emoções, precisando aliviar seus medos, ansiedade e baixa autoestima pela manipulação que exerce sobre a vítima.
Atitudes saudáveis diante do bullying
Denuncie o agressor, afaste-se da convivência e seja firme ao pedir para se conter. Se você vir alguém sendo intimidado, intervenha imediatamente e mantenha distância. Dê um bom exemplo para os outros e defenda as pessoas que precisam de ajuda. Fale com administradores e chefias do local e, se precisar de ajuda mais efetiva, ligue para a polícia.
Somente dessa forma é efetiva uma solução para conter o agressor. Na verdade, ele testa limites e é isso que precisa ser articulado. Não tenha receio de dar os limites necessários a ele. Ele sofre por suas angústias e precisa se deparar com suas próprias dores quando cair na realidade pelo tranco dos limites.
O objetivo do agressor é obter uma resposta emocional de você, então, faça o possível para manter a calma e evite mostrar a ele como você se sente. Tente não demonstrar que está zangado, triste ou assustado. O agressor pode se alimentar dessas emoções e aumentar seus esforços.
É importante manter o agressor longe da pessoa com quem está praticando o bullying. Se estiver ajudando um colega que está sendo intimidado, vá com ele para um local seguro, longe do agressor.
O agressor, em geral, quando faz de sua vida a frequente ação de bullying, tem uma mente perversa e às vezes doentia. Ele é consciente de seus atos e de que suas vítimas não gostam de suas atitudes, mas agride como forma de se destacar entre seu grupo.
Assim, os agressores pensam que serão mais populares e sentem o poder com esses atos, atraindo todos os temerosos para junto de si. Os seguidores ficam com a garantia de que não serão vítimas junto.
O bullying pode ocorrer em qualquer ambiente onde existem o contato interpessoal e o relacionamento social, inclusive na própria família. É importante destacar que aos poucos o combate efetivo ao bullying tem ganhado importância.
Dessa forma, são criadas campanhas no combate à pratica, que infelizmente tem aumentado consideravelmente nos últimos anos no Brasil e no mundo.
Comentários estão fechados.