O que fazer para reduzir o colesterol? Confira!

O colesterol é uma substância cerosa que se assemelha à gordura. Saiba as causas e como prevenir essa condição.

Com certeza você já deve ter ouvido alguém falar que seu “colesterol está muito alto”. Mas você sabe o que isso significa? O colesterol, uma substância cerosa semelhante à gordura, não é inerentemente “ruim”, porque o corpo precisa dele para construir células e produzir vitaminas e outros hormônios. A questão é que o colesterol muito alto pode causar problemas de saúde. Veja agora o que fazer para reduzir o nível do seu colesterol.

Leia mais: Conheça 3 erros que fazem aumentar o nível do colesterol

Quais são as causas do colesterol alto?

Naturalmente, o corpo produz todo o colesterol LDL de que necessita. No entanto, ter um estilo de vida pouco saudável pode fazer com que o corpo produza essa substância em excesso. Confira como isso pode se agravar:

  • Não ter uma dieta saudável;
  • Não praticar exercício físico regularmente;
  • Fumar ou se expor à fumaça do fumo;
  • Estar acima do peso;
  • Questão hereditária também pode influenciar.

Previna o seu organismo do colesterol alto

É possível reduzir o colesterol alto e também o risco de doenças cardíacas e derrames. Se as mudanças no estilo de vida não forem suficientes, a medicação pode ser necessária. Segundo estudiosos, entre as principais mudanças que devem ser feitas no estilo de vida para ajudar a reduzir os níveis de colesterol são as seguintes:

  • Ingestão de alimentos ricos em fitoestanóis e fitoesteróis

Comer alimentos ricos em fitoesteróis e fitoestanóis vegetais todos os dias pode ajudar a diminuir o chamado colesterol LDL “ruim”, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto do miocárdio. Alguns dos alimentos ricos nesses compostos são os óleos vegetais, nozes, leguminosas e, principalmente, a soja.

  • Consuma chá verde

O chá verde ajuda a regular os níveis de colesterol, especialmente o LDL (considerado ruim), por causa das suas propriedades antioxidantes. Para que isso ocorra, você deve ingerir em média de 3 xícaras desse chá por dia.

No entanto, para pessoas que têm uma condição de pressão alta diagnosticada, é importante estar atento e não consumir mais que 2 xícaras e meia de chá verde por dia.

  • Se exercite regularmente

Um estilo de vida sedentário reduz o colesterol bom, o que significa que esse tipo de colesterol (HDL) estará em menor quantidade para combater o “ruim” em suas artérias. Por isso, fazer exercícios moderados pelo menos 3 vezes na semana é suficiente para reduzir o colesterol e a pressão alta.

  • Consuma mais alimentos ricos em fibra

Uma dieta rica em fibras que são solúveis (farelo de aveia, cevada e feijão) ajuda na eliminação do colesterol ruim através das fezes com os ácidos biliares. Além disso, quando há a fermentação das fibras por bactérias no intestino, são produzidas cadeias de ácidos graxos que inibem os níveis de colesterol no fígado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.