Cuidado com essas 6 frases que podem enfraquecer a mente do seu filho

Mesmo que algumas frases sejam ditas com uma boa intenção, elas podem ser muito prejudiciais.

Pais responsáveis sempre almejam o melhor para sua prole, mas algumas de suas atitudes (na maioria das vezes sem intenção) acabam sendo prejudiciais para o desenvolvimento dela. Por exemplo, algumas frases ditas para crianças podem afetar o desenvolvimento de uma mente forte e saudável. Para evitar isso, saiba o que não dizer para seu filho.

6 frases que nunca devem ser ditas aos filhos

Para que seu filho cresça com uma mente bastante desenvolvida, forte e saudável, você jamais deve proferir as seguintes frases:

“Nunca me deixe pegar você fazendo isso de novo”

Essa frase é um grande incentivador de maus hábitos. Alertar as crianças desta maneira fará com que elas fiquem estimuladas a realizar o errado de forma oculta.

Uma ótima alternativa para isso é conversar sobre o que há de errado com aquilo e fazer a criança entender o porquê de não poder fazê-lo.

“Você está me enlouquecendo”

Claro, lidar com pessoas significa lidar com comportamentos diferentes e isso gera estresse. No entanto, deixar claro que seu filho consegue alterar suas emoções – seja lá de qual forma – pode desenvolver tanto um traço manipulador quanto o hábito de transferência de culpa nele.

“Isso é perfeito!”

Prezar apenas pelas coisas feitas próximas à perfeição e deixar isso claro para seu filho é bastante prejudicial.

Proferir essa frase de forma literal a todo o momento, faz com que seu filho tenha grandes chances de se tornar uma pessoa perfeccionista, incapaz de aceitar o que não é perfeito.

Ninguém é perfeito e ensinar isso aos pequenos é fundamental para um bom desenvolvimento mental deles.

“Você é o melhor de todos”

Dizer a todo momento que seu filho é o melhor, principalmente quando ele supera alguém em determinada atividade, não é tão inofensivo quanto aparenta ser.

Muito pelo contrário, isso faz com que a criança desenvolva altos graus de ansiedade e uma autocobrança quase que insuportável.

“Calma”

Fazer com que sua criança se sinta calma e confortável é muito mais eficiente e recomendado do que simplesmente mandá-la se acalmar. Aliás, normalizar raivas momentâneas e ensinar a superá-las é muito importante para que seu filho se desenvolva mentalmente saudável.

“Você vai se sair bem”

Por mais que essa frase seja proferida como forma de incentivo, não é recomendado utilizá-la com seus filhos por um simples e óbvio motivo. É impossível prever resultados, e dizer isso faz com que a criança se sinta pressionada e fique bastante vulnerável a frustrações.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.