O que são as Catilinárias de Cícero?

A expressão surgiu com base nos discursos do cônsul e orador romano Marco Túlio Cícero em repressão à Lúcio Sérgio Catilina, antigo senador da República Romana.

0

Concebido e desenvolvido durante a antiga civilização romana, o modelo político de República que conhecemos hoje, surgiu logo após a queda do último rei dinastia etrusca, conhecido como Tarquínio, o Soberbo, no ano de 509 a.C.

De lá pra cá, entende-se por república tudo aquilo que corresponde ao modo de vida da sociedade em geral, seja em relação à administração dos “bens públicos” ou discussão dos interesses da comunidade.

Com o modelo de república em vigor, houve também o surgimento de novas instituições, dentre elas a magistratura, responsável pela administração pública, e o senado, que cuidavam da elaboração das novas leis, além de controlar as atividades dos magistrados. 

Na época, o cargo mais alto e respeitado era o de cônsul, dos quais escolhiam-se dois cônsules para ficar à frente do poder. O processo de eleição era feito por meio da Assembleia Curiata. 

O que significa a expressão “Catilinária de Cícero”?

As expressão Catilinária de Cícero representa o conjunto de discursos do então orador e cônsul romano na época, Marco Túlio Cícero, em oposição ao famoso militar e senador Lúcio Sérgio Catilina. Daí a origem do vocábulo “catilinária” – manifestação contra Catilina. 

Nos anos de 60 a.c, Catilina já desfrutava de muita fama e prestígio, tendo passado por altos cargos de magistratura, ao passo que seu objetivo era ser cônsul da República Romana. Contudo, alguns membros das instituições o enxergavam com desconfiança, além de ser visto como uma ameaça à nova forma de governo. 

Sabendo de tamanha desaprovação, o senador, em copartipação de seus aliados, entre eles o antigo ex-cônsul Públio Cornélio Lêntulo Sura, planejava realizar um golpe contra República, que consistia no assassinato dos cônsules vigentes, além da dominação do senado. Tudo isso ocasionado após suas consecutivas derrotas ao cargo de cônsul.

No entanto, o plano acabou sendo descoberto pelos senadores. Em meio a tudo isso, em 63 a.c, o então cônsul Cícero foi o encarregado de desmoralizar e expor as intenções de Catilina por meio de discursos elegantes e de um estilo considerado.

Algumas frases ditas durante o discurso de Cícero no senado ficaram marcadas na história, como por exemplo: Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?” e “Não vês que tua conspiração foi dominada pelos que a conhecem?”.

Após as audiências e a exposição das suas reais intenções, Catilina decidiu mesmo assim escolher a luta aberta, indo pedir apoio ao Gauleses. Todavia, suas atitudes foram enxergadas como traição à instituição republicana e suas regras, o que ocasionou sua condenação à pena de morte, juntamente com seus apoiadores e aliados.

As “Catilinárias de Cícero” representam a corrupção das práticas e do ideal republicano vigente em Roma na época. Atualmente, o tema é frequentemente usado para referir-se ao abuso e corrupção dos bens públicos por parte dos políticos.

A exemplo do seu uso nos dias atuais, temos a 21ª fase da Operação Lava-Jato que ganhou o nome de “catilinárias” por representar as investigações que apuram as denúncias do esquema de propina e lavagem de dinheiro por parte de representantes políticos.

Veja também:   Qual é o papel do governo na sociedade?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.