O que significa fúlgidos?

Por estar na letra do Hino Nacional, essa palavra é utilizada com frequência pelos brasileiros, mas seu significado é pouco conhecido.

0

Fúlgidos é o plural da palavra fúlgido, que significa aquilo que emite ou reflete luz, ou que tem brilho, que resplandece. Ou seja, fúlgido serve para descrever algo que brilha significativamente, de uma forma que chame a atenção.

O termo é um adjetivo que tem origem no latim fulguere, cujo significado é “emitir muita luz, brilhar com luz de grande intensidade”.

Na Língua Portuguesa, o verbo transitivo fulgir, que dá origem a palavra fúlgido, significa resplandecer. No sentido figurado, pode adquirir o significado do sobressair, iluminar ou realçar.

Significado de Raios Fúlgidos

A aplicação mais conhecida do termo “fúlgidos” no Brasil é a letra do Hino Nacional Brasileiro, especificamente no verso “E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante…”

Essa frase remete a celebração da liberdade do Brasil após séculos de colonialismo. O “sol da liberdade”, que brilhava com seus “raios fúlgidos”, representa a independência do Brasil, que finalmente se libertava do domínio de Portugal, após o “brado retumbante” de Dom Pedro I.

Na composição, escrita por Joaquim Osório Duque-Estrada, o poeta utilizou a expressão “raios fúlgidos” para descrever o “sol da liberdade” a fim de evitar a repetição, deixando o hino mais eloquente. Como a palavra seguinte é “brilhou”, usar a expressão “raios brilhantes” empobreceria a letra.

Sinônimos

São sinônimos de fúlgidos: brilhantes, cintilantes, radiantes, candentes, resplandecentes, fulgurosos, fulgentes, reluzentes.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.