Kyrie Eleison: saiba o que é essa expressão, significado e história

Saiba o que é a expressão grega Kyrie Eleison, advinda de uma história de adultério, presente em missas em formas de cantos e proclamação.

Embora pareça um nome de uma pessoa em inglês, “Kyrie Eleison” é um termo de origem grega que significa “Senhor, tende piedade”. Além disso, é também uma oração cristã presente no salmo 51, de rei Davi.

O salmo se trata de uma confissão do autor por ter se relacionado com Betsabá, esposa de Urias, e uma manifestação de arrependimento por ter cometido adultério, daí surge o dito “Senhor, tende piedade”.

Quando se pensa em expressões religiosas usadas com idiomas antigos, logo o latim é o primeiro idioma a vir na cabeça. Entretanto, dessa vez, o termo possui origem grega, o Kyrios (Senhor) equivale no helenismo cristão, à divindade. Na Idade Média passou também a ser uma prece litânica.

Era comum que a expressão fosse dita nas liturgias de várias religiões não somente nas igrejas católicas, como também nas as igrejas anglicanas, ortodoxas e luteranas. Atualmente, é comum que os fiéis cantem e proclamem o termo cotidianamente em missas.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More