O que significa Quaresma?

Período que antecede a festa da Páscoa é destinado à conversão e renovação dos cristãos.

0

Quaresma é o período de 40 dias, iniciado na Quarta-feira de Cinzas, antecedendo a principal celebração do cristianismo, que é a Páscoa. É um tempo de preparação para a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.

É uma prática que ocorre desde o século IV. Inicialmente, cerca de 200 anos após o nascimento de Cristo, a preparação para a Páscoa era de apenas três dias de oração, meditação e jejum. Só por volta do ano 350 é que a Igreja estendeu esse período para 40 dias, dando início à Quaresma, que permanece até os dias de hoje.

A Quarta-feira de Cinzas remete ao fim da mortalidade. Neste dia, são realizadas missas, em que as testas dos fiéis são marcadas com cinzas. Trata-se de uma tradição baseada na Bíblia, em que vários personagens jogavam cinzas em suas cabeças para provar seu arrependimento.

A Quaresma termina no Domingo de Ramos, anterior ao da Páscoa, quando começa a Semana Santa. Durante esses 40 dias, os cristãos se dedicam à reflexão e a conversão espiritual, além de fazerem orações e penitências. Os católicos também costumam fazer jejum, principalmente de carne vermelha.

Durante a Quaresma, a Igreja Católica é enfeitada com tecidos roxos, e padres e ministros utilizam vestimentas da mesma cor, que simboliza a tristeza, a dor e a penitência. Além disso, as imagens de santos e outros ícones sacros ficam cobertos durante esse período.

Significado

O real significado da Quaresma para os cristãos é a preparação para a Páscoa, que é um período de renovação, pois remete à Ressurreição de Jesus Cristo depois de ter sido crucificado. É um tempo litúrgico de conversão, visando o arrependimento dos pecados e uma mudança para melhor, de forma que os fiéis vivam mais próximos de Cristo.

Na Bíblia, os períodos de 40 dias são citados com frequência e marcam acontecimentos importantes. No caso da Quaresma, o período é destinado a lembrar os 40 dias que Jesus passou no deserto sendo tentado por Satanás, que tentava convencê-lo desistir de sua missão de salvar a humanidade do pecado.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.