O que significa Tradição Oral?

A tradição oral é de extrema importância para a preservação de tradições, saberes e de culturas locais.

Embora os livros sejam ótimos meios de contar histórias, e de transmitir informações para as futuras gerações, eles não são os únicos com esse poder. Na verdade, muitas histórias, contos, canções, provérbios muitas vezes não são transmitidos por livros.

Como então ainda continuam vivos pela sabedoria popular? É simples, eles são difundidos pela tradição oral. Ou seja, são passados oralmente, de uma geração para outra. Essa é a função da tradição oral.

Sendo assim, a tradição oral preserva uma cultura, um saber popular, apenas com a oralidade, de uma geração para a outra. Além disso, esta tradição surgiu no início da vida humana na Terra, quando ainda não havia escrita, ou outra forma de registrar histórias.

O folclore também é um forte exemplo de tradição oral. Isso porque, embora os contos e lendas estejam escritos, eles se alteram várias vezes, dependendo de localidade e cultura. Como o caso do Saci Pererê que pode ser chamado de vários nomes.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More