O tipo sanguíneo e as doenças cardíacas podem ter relação

Você sabia que o tipo sanguíneo está diretamente ligado a algumas condições cardíacas? Entenda melhor ao longo do artigo.

Saber o seu tipo sanguíneo é extremamente importante, tanto em casos de emergência, quanto para saber algumas informações relevantes sobre sua saúde. É que talvez você não saiba, mas além da importância para transfusões, o tipo sanguíneo pode influenciar problemas cardíacas de alguma maneira, trata-se de propensão. Por isso, no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre os tipos de sangue e o que eles significam para sua saúde.

Leia mais: Veja a importância do tipo sanguíneo para o coração

O tipo sanguíneo e a sua saúde

O tipo de sangue de cada pessoa é uma característica determinada por genes, de modo que é herdado dos nossos pais.

Existem 8 tipos sanguíneos principais advindos dos sistemas ABO e Rh: A, B, AB e O, podendo eles serem positivos ou negativos – essa determinação é baseada na presença ou não de proteínas nos glóbulos vermelhos. Caso o seu sangue tenha proteínas, você tem um tipo sanguíneo “X” positivo. Existem algumas vantagens em saber qual o seu sangue, confira abaixo quais são elas:

1. Saber o seu tipo sanguíneo

A identificação do seu tipo de sangue é importante para processos como a transfusão de sangue, a gravidez e o transplante de órgãos.

Por exemplo, no caso da transfusão de sangue: Pessoas com o tipo O- são consideradas doadores universais, ou seja, podem doar sangue para pessoas com qualquer tipo sanguíneo. Entretanto, só recebem sangue de portadores do mesmo tipo. Já pessoas com o tipo AB+ são receptores universais, ou seja, podem receber sangue de qualquer tipo, mas, só doam para quem é do mesmo tipo.

Além disso, o tipo sanguíneo está diretamente ligado a algumas condições cardíacas, dando assim, a algumas pessoas uma vantagem em evitar problemas cardiovasculares e/ou deixar outras pessoas mais suscetíveis.

2. Os tipos sanguíneos: As doenças cardiovasculares e outras consequências

  • Pessoas com sangue tipo A, B ou AB são mais propensas a ter um ataque cardíaco ou sofrer insuficiência cardíaca;
  • Pessoas com sangue tipo A e B possuem mais chances de desenvolver trombose venosa profunda e/ou uma embolia pulmonar;
  • As proteínas presentes no tipo A e B podem causar um bloqueio maior nas veias e artérias, elevando o risco de coagulação e doenças cardíacas;
  • Pessoas com sangue tipo O podem ser mais suscetíveis a hemorragias;
  • Pessoas com tipo AB possuem um risco maior de comprometimento cognitivo – dificuldade em lembrar, focar ou tomar decisões.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.