O uso de tecnologias nas instituições de ensino

Implementar novas tecnologias no ensino público é extremamente importante para o desenvolvimento de um novo modelo educacional. Entenda!

O modelo educacional brasileiro é baseado no modelo positivista de ensino. Na escola positivista, a disciplina é reconhecida como fundamental obrigação da educação. Podemos notar isso na própria estruturação do espaço “sala de aula”: cadeira enfileiradas, o professor na frente lecionando e toda a estrutura hierárquica que contempla a sala de aula.

Leia também: Considerada umas das melhores do mundo, a educação finlandesa tem 5 princípios de sucesso

No entanto, com a pandemia, o modelo educacional, de forma obrigatória, basicamente migrou para o modelo de Ensino à Distância (EaD) que, de certo modo, quebrou com o modelo positivista (relativamente falando).

Dessa forma, com o retorno das aulas presenciais, os alunos estão novamente se adaptando a não depender de tecnologias para estudar, diferente do que ocorria nas aulas em modelo remoto. Nesse sentido, atualmente, o uso de tecnologias pode ser um diferencial nas escolas.

Por exemplo, o uso de um notebook agrega muito no quesito velocidade de acesso e conteúdo, tanto para o professor quanto para o aluno. Além disso, há a praticidade de não precisar carregar o peso de cadernos e livros, além de que o estudante pode ver a qualquer hora o material didático, atualizado com muito mais rapidez que os físicos.

Evidentemente, se utilizada de forma correta, a tecnologia pode proporcionar uma experiência de ensino mais completa, com uma dimensão imersiva. Outro aspecto extremamente positivo é a gestão eficiente dos alunos, uma vez que a compilação de dados sobre o desenvolvimento dos estudantes permite intervenções pedagógicas mais coerentes.

De fato, a implementação dessas tecnologias nas escolas públicas brasileiras ainda é um sonho distante, já que até o momento não existem políticas públicas para essa questão.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More