Saiba como plantar salsa na sua horta

Um dos temperos mais populares entre os brasileiros pode ser facilmente cultivado em casa. Confira!

A salsa é uma hortaliça de sabor bastante característico e que faz toda a diferença no prato. Por isso, é também um dos temperos mais utilizados pelos brasileiros. E que tal ter esse ingrediente fundamental da nossa culinária ao seu alcance, sempre fresquinho, na sua horta particular? Neste artigo, você confere como plantar salsa em casa.

Leia também: Aprenda a fazer os melhores temperos caseiros

Além do seu uso culinário, a salsa tem vários benefícios para a saúde. Ela é repleta de vitaminas A e C e tem propriedades antioxidantes, ajudando a prevenir o câncer. Ademais, a salsa combate a retenção de líquido, pois é diurética, e também previne anemia, uma vez que é rica em ferro.

E os benefícios não param por aí. Essa hortaliça também é uma forte aliada na luta contra o AVC, visto que suas propriedades ajudam a evitar a formação de coágulos no sangue. Agora que já sabemos os benefícios da salsa, vamos às dicas para o seu plantio.

Como plantar salsa em casa?

Ao contrário do que muita gente pensa, plantar salsa em casa não é nada difícil, mas exige alguns materiais essenciais. São eles:

  • Terra;
  • Areia;
  • Húmus;
  • Vasos.

Uma dica para quem não tem vasos pequenos em casa: você pode usar uma bandeja de ovos vazia e com alguns furos para plantar a salsa.

Leia também: Cebolinha: uma ótima pedida para quem quer ter uma horta com pouco espaço 

Passo a passo

Para o plantio da salsa, é necessário escolher o local do cultivo com antecedência, pois quando você fizer a rega, ela ficará mole e difícil de transportar.

Siga o seguinte processo:

  1. Misture a areia e o húmus em quantidade suficiente para cobrir o seu vaso ou o recipiente escolhido;
  2. Depois, adicione a mistura no recipiente/vaso, mas evite compactar com a terra, pois isso pode impedir a germinação das sementes;
  3. As sementes devem ser plantadas no centro do vaso. Cave um buraco pequeno, de cerca de um centímetro de profundidade, e deposite 2 ou 3 sementes;
  4. Cubra com terra, mais uma vez sem compactar, e regue.

A germinação dura em média de quatro a seis meses, mas você pode antecipar esse prazo deixando as sementes de molho por um dia antes de plantar. Agora, é só cuidar da sua plantinha! Deixe-a em ambientes com muito sol, evitando que ela se queimem pelo excesso de exposição. Já o solo deve estar sempre úmido, mas não encharcado. A hortaliça estará pronta para a colheita quando tiver de 12 a 16 cm de altura.

Para conferir mais dicas que vão facilitar o seu cotidiano, fique de olho no Escola Educação e conheça nosso conteúdo. Acesse aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More