Olimpíada de Matemática vai entregar mais de mil medalhas de ouro

A cerimônia de entrega das medalhas foi adiada por duas vezes por causa da pandemia de covid-19 e será realizada no próximo dia 5 de junho.

No próximo dia 5 de junho, segunda-feira, mais de mil jovens de todo o Brasil vão se reunir para a maior entrega de medalhas da história da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A cerimônia está marcada para acontecer em Florianópolis, após ser adiada por duas vezes por causa da pandemia de covid-19.

A competição, que não premiava seus vencedores desde 2021, chegou à sua 18ª edição nesta terça-feira (30), acumulando mais de mil medalhistas em toda a sua história.

Uma dessas vencedoras é Isabela Besen, que conquistou a medalha de ouro na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) – que aconteceu há 2 anos – e conquistou a medalha de bronze na 17ª edição. Agora, ela se preparou para realizar a prova da primeira fase da 18ª competição.

Isabela expressou sua ansiedade e compartilhou que foi a primeira medalhista de ouro da Obmep em Campos Novos, uma cidade situada na mesorregião serrana de Santa Catarina. Ela tem encorajado outras jovens a participarem da competição, pois várias colegas procuraram seus conselhos para obter sucesso na prova.

O diretor adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim, informou que, devido à pandemia, não foi possível realizar a cerimônia de premiação.

No próximo domingo, 4, os estudantes serão recebidos em Florianópolis e, ao longo dos três dias do evento, participarão de atividades acadêmicas, compartilharão experiências e terão a oportunidade de assistir à palestra do pesquisador Paulo Orenstein, do Impa.

Paulo Orenstein é membro do Centro de Projetos e Inovação Impa (Centro Pi) e abordará temas relacionados à ciência de dados e à inteligência artificial (IA).

A premiação deste ano será destinada aos alunos que obtiveram medalha de ouro nas edições de 2021 e 2022. A cerimônia reunirá mais de mil estudantes de várias partes do Brasil, sendo que muitos deles terão sua primeira experiência de viagem de avião.

É importante ressaltar que, em condições normais, a competição nacional conta com 575 medalhistas de ouro.

18ª edição da Obmep

Nesta terça-feira, aconteceu a primeira fase de provas da 18ª edição da Obmep, trazendo consigo dois recordes notáveis. O número de escolas inscritas atingiu um total de 55,3 mil instituições, enquanto o número de cidades participantes chegou a 5.563, abrangendo impressionantes 99,87% dos municípios brasileiros.

Esses números refletem a participação de um total de 18,3 milhões de estudantes, que enfrentarão uma prova de múltipla escolha com 20 questões.

A prova realizada nessa etapa servirá como critério de classificação em que as escolas selecionarão os 5% melhores estudantes de cada nível para avançar à segunda etapa, agendada para o dia 7 de outubro. A competição abrange participantes desde o 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.