OMM alerta que o mundo pode aquecer 1,5ºC nos próximos cinco anos
Segundo a Organização Meteorológica Mundial, as chances de esse aumento ocorrer até 2027 são de, pelo menos, 66%.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), existe uma grande possibilidade de que as temperaturas globais excedam um aumento de 1,5°C nos próximos cinco anos.
Em um comunicado divulgado em 17 de maio, a entidade afirmou que há uma probabilidade de 66% de que esse aumento ocorra até 2027.
Adam Scaife, um dos especialistas envolvidos na mais recente Atualização Global Anual para Decadal do Clima da OMM, afirmou que esta é a primeira vez na história em que é mais provável exceder o limite de 1,5°C.
No relatório do ano anterior, feito em 2022, as estimativas apontavam uma chance de 50% para o aumento da temperatura global até 2027.
Um dos fatores responsáveis por esse potencial aquecimento global é o padrão climático conhecido como El Niño, que está previsto para se desenvolver novamente nos próximos meses.
Durante esse fenômeno natural, as águas mais quentes do Pacífico tropical aquecem a atmosfera, elevando as temperaturas globais.
Petteri Taalas, secretário-geral da OMM, destacou que o El Niño se combina com as mudanças climáticas causadas pela atividade humana, resultando em um aquecimento planetário.
“Ele [o El Niño] se combinará com as mudanças climáticas induzidas pelo homem para empurrar as temperaturas globais para um território desconhecido”, disse, em comunicado à imprensa.
Ao longo do tempo, a probabilidade de um aumento de 1,5°C até 2027 tem aumentado. Como exemplo, entre 2017 e 2021, os cientistas estimaram que havia apenas 10% de chance de que isso ocorresse.
Comentários estão fechados.