Opala é descoberto em Marte, também presente em 2 locais na Terra (incluindo o Brasil)
A pequena cidade de Pedro II, no Piauí, possui um amplo comércio no setor de joalheria e exporta opala para todo mundo.
Um dos motivos pelos quais existe grande comoção em torno da colonização de Marte é por conta das reservas de Opala no Planeta Vermelho. Afinal, ao moer essa pedra preciosa, é possível extrair água dela. Ademais, existem apenas dois lugares em que há opala em todo o mundo e um deles é aqui no Brasil. Conheça mais detalhes sobre a extração dessa preciosidade.
Onde encontrar Opala
A pequena cidade de Pedro II, no Piauí, é um dos dois lugares no mundo em que é possível extrair a Opala, uma das pedras preciosas mais raras do mundo. Desde a descoberta, no final da década de 1960, a cidade movimenta milhões de reais por ano na extração e importação. Ainda assim, pesquisas indicam que apenas 10% desse opala foi extraído.
Além de Pedro II, também é possível encontrar Opala na Austrália, mas também em grande quantidade. Na verdade, existem apenas 10 minas de extração da pedra em todo o mundo, de modo que a possibilidade de encontrá-la em grande quantidade em Marte animou ainda mais aqueles que almejam a colonização do Planeta Vermelho.
Como já mencionamos, ao moer a Opala também é possível produzir água, o que dá um sinal de esperança de que se é possível encontrar em Marte os recursos básicos para a manutenção da vida. Nas últimas décadas, são vários os esforços feitos por cientistas de todo o mundo para descobrir uma maneira de alcançar o Planeta Vermelho.
A extração de Opala no Brasil
Para se extrair Opala, é preciso esperar pelos períodos de seca, uma vez que a umidade pode prejudicar bastante a mineração. Entretanto, mesmo com a ausência de chuva, é muito difícil conseguir extraí-la. Tudo isso faz com que joias feitas de Opala se tornem ainda mais valiosas e consigam movimentar um mercado milionário para a pequena cidade de Pedro II.
Desde a descoberta, a cidade no interior do Piauí organizou estratégias de turismo em torno da preciosidade de seus sítios. Com o dinheiro, a cidade consegue fazer um Festival de Inverno todos os anos que já levou grandes nomes da música brasileira a Pedro II. Artistas como Paralamas do Sucesso, Alcione, Vanessa da Mata, Ana Carolina e outros já cantaram lá.
Comentários estão fechados.