Os 5 PRINCIPAIS mitos e verdades sobre alimentos enlatados e congelados
Alimentos enlatados e congelados são populares por sua praticidade, permitindo que os ingredientes mantenham-se próprios para consumo por muito mais tempo. Nesse artigo, esclarecemos algumas dúvidas sobre o assunto!
Alimentos enlatados e congelados são frequentemente a salvação, quando o tempo escasso impede preparações demoradas na cozinha.
No entanto, na mesma proporção de sua popularidade, tais produtos são vítimas comuns de equívocos, fazendo com que seja necessário esclarecer algumas dúvidas em relação a essas opções alimentares.
A nutricionista Evie Mandelbaum compartilhou valiosas informações que ajudam a desvendar mitos e verdades sobre alimentos enlatados e congelados. Confira mais a seguir!
1. “Alimentos em lata amassada são impróprios para consumo”
Veredito: verdade!
A ruptura do invólucro interno de proteção pode expor o alimento a metais da lata, como alumínio e ligas de aço cromado, estanho e ferro.
Tal exposição pode levar à corrosão e contaminar o produto. Além disso, o impacto pode criar microfissuras na lata, deixando a comida desprotegida.
2. “Todo alimento congelado é ultraprocessado”
Veredito: mito!
Congelar alimentos é uma prática comum que prolonga a validade dos produtos e economiza tempo e dinheiro. Logo, eles podem manter suas propriedades nutricionais.
No entanto, alimentos congelados ultraprocessados, como lasanha ou batata frita, contêm ingredientes como conservantes, adoçantes artificiais e emulsificantes, que podem aumentar o risco de doenças como diabetes e câncer.
A nutricionista destaca que congelar alimentos naturais ou caseiros não apresenta problemas, desde que a escolha seja cuidadosa.
(Imagem: divulgação)
3. “Comida congelada, seja comprada ou feita em casa, não tem validade”
Veredito: mito!
É essencial monitorar o tempo que os alimentos ficam no congelador, independentemente de sua origem. De modo geral, a comida congelada deve ser consumida no prazo de até 90 dias para evitar que percam propriedades.
4. “Azeite na lata de aço é melhor do que em vidro”
Veredito: depende!
A qualidade do vidro é essencial, pois vidros porosos podem comprometer o azeite. Em geral, a nutricionista sugere o azeite envasado em vidro, embora o material não seja um fator decisivo.
5. “Ervilha congelada é mais nutritiva do que a enlatada”
Veredito: não necessariamente, mas geralmente sim!
Ervilhas enlatadas contêm sódio, enquanto as congeladas, não. A presença de água e sal nas conservas pode resultar em um alimento encharcado. Portanto, optar por produtos que contenham apenas o alimento puro é uma escolha mais saudável.
No geral, evitar latas danificadas, optar por congelados naturais, monitorar validades e preferir azeite em vidro são algumas das dicas que podem te ajudar a desfrutar de alimentos enlatados e congelados sem comprometer a saúde.
Comentários estão fechados.