Os efeitos do café para quem sofre com diabetes
Saiba como o café pode te ajudar a prevenir doenças como a diabetes!
Por muito tempo se tratou o café como um vilão, mas hoje, com estudos avançados já se sabe que o café pode ajudar na prevenção de muitas doenças. Dentre elas, a diabetes.
Além disso, os estudos ainda revelam a possibilidade de prevenir contra outras doenças, como cânceres, doenças no fígado e depressão. Quer saber mais sobre os diversos poderes presentes na sua xícara de café? Confira!
Veja mais em: Confira a receita de um super esfoliante de café para tratar celulite
A diabetes
A diabetes afeta o modo com o qual o corpo processa a glicose no sangue. Todo corpo precisa de glicose, pois é o açúcar que fornece energia para o cérebro e todo o corpo. Contudo, nos casos de quem sofre com diabetes há mais glicose que o necessário circulando no sangue.
A diabetes pode se originar de dois modos, um pela genética e outro por fatores externos. Há a diabetes tipo 1 e a 2 e a gestacional que se desenvolve na gravidez.
Perda de peso excessiva, fadiga, irritabilidade e aumento da sede são sintomas sérios da diabetes. Se você está sentindo esses sintomas, o importante é procurar um médico. Se na sua família há casos de diabetes, também pode ingerir o café na sua dieta como forma de prevenção.
As propriedades do café que previnem a diabetes
Após ser acusado, hoje, as pesquisas sugerem o aumento do consumo do café. Desse modo, pesquisas seguras sugerem o aumento, desde que seja equilibrado, de uma xícara por dia. De acordo com a pesquisa, esse aumento pode diminuir consideravelmente o risco de se desenvolver diabetes tipo 2.
No entanto, para os que já apresentam a diabetes do tipo 2, o consumo de café pode ter um efeito diferente. Pois, como demonstrou o estudo, a cafeína, em curto prazo, aumentou a quantidade de insulina e glicose no sangue.
Nos casos em que os testados não apresentavam quadros da doença, a pesquisa mostrou um outro efeito. Aqueles que aumentaram a ingestão de café tiveram um risco 11% menor de contrair diabetes comparado com os que não aumentaram.
Comentários estão fechados.