Os países mais seguros na internet – você não vai acreditar onde o Brasil está!
Levantamento foi feito pela NordVPN e primeiro lugar vai te surpreender.
A empresa de VPN, NordVPN, fez um levantamento com vários países do mundo sobre seu manejo em cibersegurança, usando o Teste Nacional de Privacidade. Ele “foi projetado para avaliar aspectos da vida online do indivíduo, como sua compreensão de segurança cibernética em teoria e capacidade de reconhecer ameaças”, diz a empresa.
Já vamos quebrar o gelo: o Brasil está na lista, mas não é em primeiro lugar. Este, sim, vai te surpreender.
Qual você imagina que seja? Estados Unidos? Canadá? Rússia? Nada disso!
De acordo com este levantamento da NordVPN, o país com mais manejo em cibersegurança é o Vaticano. Sim, o menor país do mundo é o mais bem preparado para reagir corretamente a ameaças online.
Como o levantamento foi feito?
Conforme a empresa, o levantamento usou dados coletados desde de 2020. Foram quase 140 mil entrevistados, de 192 países, que responderam a 20 perguntas simples. A cada resposta adequada, o país ganhava pontos. Depois, as pontuações das nações foram ranqueadas.
O Vaticano marcou 72 pontos – mais do que qualquer outro país da pesquisa. Quem mora no menor país do mundo “demonstrou excelente consciência dos riscos digitais e como evitá-los”, diz release da NordVPN.
Mas não é só flores, hein? A empresa também criticou os moradores do Vaticano, afirmando que precisam melhorar o uso dos serviços online e usar ferramentas de privacidade para ficarem seguros de verdade no ambiente virtual.
Cadê o Brasil na lista de cibersegurança?
Calma, logo chegaremos lá. Antes, precisamos destacar que a Europa dominou o Top 10 do levantamento de cibersegurança. Em segundo lugar, está a Finlândia e, em terceiro, a República Tcheca.
O único país de fora da Europa que está no topo do ranking é Cingapura, em sétimo lugar.
Agora sim: o Brasil marcou 67 pontos e foi o que teve a pontuação mais alta da América Latina. No entanto, o teste mostrou que os hábitos digitais dos brasileiros são péssimos.
Nós temos uma certa noção e discernimento para evitar links suspeitos, e-mails estranhos e temos consciência do quão nocivo pode ser salvar os dados do seu cartão de crédito por aí. No entanto, ignoramos os termos de responsabilidade de aplicativos, não temos Wi-Fi segura em casa e não temos noção do quanto de informação o Facebook pode roubar da nossa conta.
Comentários estão fechados.