Osteoporose – O que é, cura, sintomas, tratamento, causas
Comum entre mulheres acima dos 45 anos, a osteoporose deixa os ossos frágeis e porosos. Veja seus sintomos, causas, tratamento e muito mais!
Já pensou viver com medo de cair e quebrar um osso a qualquer momento?
Infelizmente, essa é a realidade de portadores de osteoporose. A doença é caracterizada pela diminuição da massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando a possibilidade de fraturas.
Nessa situação, o envelhecimento, a deficiência de estrogênio, o baixo nível de vitamina D ou de ingestão de cálcio são fatores que contribuem na diminuição dos valores dos componentes que mantêm a densidade óssea e a força.
O que é osteoporose
Como dito, a osteoporose é a perda acelerada de massa óssea que acomete a diminuição da absorção de minerais e de cálcio, muito comum entre a população acima de 50 anos e afeta especialmente as mulheres na pós-menopausa e idosos.
Sintomas de osteoporose
A osteoporose costuma não dar muitos sinais, todavia em uma fase mais avançada, é comum o aparecimento de fraturas espontâneas de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por mais simples que sejam.
Causas e fatores de risco
Mesmo que a doença seja comumente associada ao envelhecimento, há alguns hábitos de vida determinantes na ocorrência da osteoporose. Dentre as causas que podem gerar a doença, destacam-se os seguintes aspectos:
- Histórico familiar em relação a doença;
- Pessoas de pele branca, baixas e magras;
- Asiáticos;
- Deficiência na produção de hormônios;
- Medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;
- Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;
- Baixa exposição à luz solar;
- Imobilização e repouso prolongados;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Consumo de álcool;
- Portadores de determinados tipos de câncer;
- Certas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.
Cura
Até então a doença ainda não tem cura. Todavia, é possível adotar práticas que visam a qualidade de visa do portador, atuando no tratamento e a prevenção das fraturas, agindo para retardar a perda ou para aumentar a massa óssea.
Tratamento de osteoporose
Em seu estado normal, os ossos possuem minerais, incluindo cálcio e fósforo, que os tornam rígidos e densos.
Assim, o tratamento da osteoporose visa o fornecimento adequado de cálcio e vitamina D capazes de melhorar a resistência do osso ao impedir a degeneração e incentivar a reconstrução.
Também há medicamentos biológicos que desaceleram o ritmo de degradação dos ossos. Desse modo, o esqueleto consegue se regenerar, evitando futuras fraturas.
Além disso, é essencial que o individuo possua um estilo de vida saudável, inclusive com a prática de exercícios físicos regular, já que esses hábitos atuam no processo de fortalecimento dos músculos e dos ossos.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.