Inacreditável: ovelhas são flagradas andando em círculos por 12 dias na China
Miao, a proprietária, disse em entrevista que tudo começou apenas com algumas ovelhas. No fim, o rebanho inteiro estava andando em círculos.
Algo inusitado aconteceu recentemente na cidade de Baotou, na China. No início deste mês de novembro, uma câmera capturou um grupo de ovelhas se movimentando em círculos por 12 dias seguidos. Sim, de forma ininterrupta. De acordo com o depoimento da dona das ovelhas, Miao, começou apenas com alguns dos animais, mas logo todo o rebanho estava andando em círculos sem nenhuma explicação.
Leia mais: Há mudanças no comportamento de consumo da geração Millennial e Z na China
No vídeo do flagra, também é possível ver algumas ovelhas totalmente paradas; contudo, ainda assim, elas mantiveram o formato do círculo. Os animais da fazenda não se separaram em nenhum momento durante esse período de 12 dias. O que torna tudo mais interessante é que há 34 currais de ovelhas na fazenda, mas apenas as do curral 13 ficaram se movimentando desse jeito por este período de tempo.
Qual é o mistério por trás desta ação?
Apesar do vídeo surpreender muitas pessoas e trazer à tona este questionamento inquietante, ainda não foi relevado a razão por trás da movimentação estranha das ovelhas. Ainda não há justificativa para que elas permanecessem se mexendo daquela forma e por tanto tempo. Ainda de forma ininterrupta. Porém há uma pista que pode ser a resposta para este enigma: a listeriose é uma doença bacteriana que provoca tal comportamento em alguns animais.
Entenda melhor a doença
A listeriose é uma mal causado por infecções bacterianas criadas por listeria monocytogenes que estão presente no solo, iodo e água. Apesar de ser um forte indício disto, não há nenhuma confirmação até o momento de que esse seja de fato o motivo que levou os animais a este comportamento no curral 13.
Segundo os especialistas, a doença é frequentemente ligada à silagem estragada. A silagem é um alimento volumoso, usado – na maioria das vezes – para bovinos. Um dos efeitos do mal é a inflamação de um dos lados do cérebro, que pode deixar os bichos desorientados e confusos. Um episódio similar a esse aconteceu no sudeste da Inglaterra.
Em East Sussex, ovelhas também foram flagradas realizando estes mesmos movimentos no ano passado.
Comentários estão fechados.