Pagamento de bolsas de pós-graduação é regularizado pelo CNPq
Com os valores das bolsas congelados desde 2013, bolsistas reclamam da falta de reajuste e do atraso no pagamento.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) regularizou, nesta quarta-feira, 8, o pagamento das bolsas de pós-graduação. O envio dos valores aos beneficiários estava atrasado, mas, de acordo com Ricardo Galvão, presidente do conselho, ele foi causado por trâmites burocráticos e não por falta de verba. Saiba mais sobre isso ao longo do artigo.
Pronunciamento do CNPq
Em nota publicada pelo Conselho no Twitter, a entidade informou que em regra e tradicionalmente, o pagamento das bolsas do CNPq é feito no quinto dia útil de cada mês. Porém, devido ao atraso nos trâmites burocráticos de transição de documentação para a nova gestão do CNPq, os ordenamentos bancários ainda estavam em andamento, e por conta disso, o pagamento teve que ser adiado.
Como o pagamento não ocorreu no dia correto, diversos bolsistas utilizaram as redes sociais para reclamar do atraso. Outros também citaram a falta de reajuste das bolsas, no qual o último aumento foi realizado há 10 anos. Contudo, o governo afirma que o reajuste está na lista de prioridades da nova gestão.
Com os valores das bolsas congelados desde 2013, bolsistas planejam, ainda nessa semana, uma mobilização em Brasília com o objetivo de pressionar o governo. Segundo a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), o valor das bolsas de estudo teve perda de 75% no poder de compra em comparação ao valor de 2013.
Atualmente, as bolsas de pesquisa pagam R$ 1.500 mensais para estudantes de mestrado e R$ 2.200 por mês aos discentes de doutorado.
Comentários estão fechados.