Pagar parcelado ou à vista? Saiba qual a melhor opção
Num momento de crise, vale mais a pena parcelar uma compra ou pagá-la à vista? Confira aqui essa questão!
O pagamento parcelado é conhecido, também, como compras à prazo. Geralmente, essa modalidade de pagamento ocorre quando o consumidor opta por dividir o valor de uma determinada compra em várias parcelas que são pagas em meses distintos, dentro da fatura de um cartão de crédito ou de um carnê, ou mesmo de um boleto.
Leia também: Acumulou boletos? Confira alguns aplicativos que te ajudam a parcelá-los
Todavia, é preciso ter muito cuidado com essa transações, uma vez que, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o cartão de crédito é a maior despesa dos consumidores e já atingiu cerca de 88,8% das famílias brasileiras no que refere-se às dívidas. Para Bruna Allemann, educadora financeira da Acordo Certo, fintech de renegociação de dívidas, o que determina grande parte das escolhas é o perfil das contas do consumidor.
“Muitos consumidores confundem essa forma de pagamento com um valor extra a ser gasto no mês, perdem o controle e se afundam em dívidas. Antes de tomar qualquer decisão, o consumidor deve estar atento ao limite de gastos, com base na renda mensal, para não colocar em risco sua saúde financeira”, destaca.
Além disso, Allemann ainda destaca que quando você faz uma compra à vista, “Quando é possível se programar para fazer uma aquisição, mesmo de um produto ou serviço muito caro, você garante que o orçamento doméstico não ficará sobrecarregado com esse tipo de despesa”. Ela conclui dizendo que “Não adianta pagar no ato da compra se isso deixar o orçamento sem nenhuma folga para imprevistos”.
Comentários estão fechados.