Pais narcisistas: descubra 5 principais sinais tóxicos nessa relação
Suspeita que tem pais narcisistas? É bom ficar atento! Saiba quais são os comportamentos tóxicos mais comuns desses adultos para identificá-los.
Ter um filho é um momento muito especial. Quando ele é bebê, a interação é totalmente diferente de quando a criança está crescida, pois ali já pode haver certos conflitos. Atrelado a isso, os pais mais despreparados acabam projetando os seus traços tóxicos nos filhos, o que gera uma má relação muito nociva entre eles.
Leia mais: Relacionar-se com pessoas narcisistas pode ser prejudicial; saiba o motivo
Sendo assim, é muito importante reconhecer os sinais que podem facilitar a identificação de pais narcisistas. Isso é bom, pois só assim é possível entender como a mente dessas pessoas funciona.
Entenda o que é um pai ou mãe narcisista
Para um pai ser considerado narcisista, é preciso levantar muitos fatores, ou seja, não basta que ele seja somente egoísta ou manipulador. Esses genitores consolidam essas atitudes desde quando a criança é pequena, causando traumas e gatilhos até a fase adulta. Veja só como eles funcionam:
Eles procuram validação pelos filhos
Os pais narcisistas costumam não sentir um orgulho genuíno dos filhos. Por outro lado, eles costumam exibir aos outros as suas conquistas das crianças e jovens. Na mente dos filhos, isso não faz sentido, já que o comportamento é diferente no privado de quando há outras pessoas na “plateia”.
Impõe suas vontades para os filhos
Nessa situação, os sonhos dos mais jovens são totalmente negligenciados e postos de lado para dar lugar aos anseios dos pais. Com isso, a frustração e falta de visão passa a ser incorporado à vida do filho, sem vontade alguma de realizar aquilo que os pais querem. Ele não obtém apoio para correr atrás do que faz sentido para a sua vida.
São altamente emocionais e chantagistas
A mãe ou o pai tóxico e narcisista necessita expressar as suas emoções a todo custo. Na maioria das vezes, são sentimentos negativos para com os filhos. Sendo assim, os choros, as reclamações, as decepções e as represálias são feitas de forma muito mais dramática do que poderiam. Além disso, a chantagem é uma característica fiel desse tipo de pessoa, já que é dessa forma que eles conseguem a maioria das coisas.
Em casos de mais filhos, é notório qual é o favorito
Os pais com mais de um filho não deveriam ter preferência entre os eles, já que isso causa um conflito e dor naquele que se sente excluído. Em caso de relacionamento tóxico com pais narcisistas, eles não se importam com quem se sente rejeitado. Quando um oferece mais benefícios, o outro é posto de lado.
Eles invertem os papéis
Na cabeça desses pais, os filhos devem arcar com as responsabilidades que naturalmente são deles. Em uma idade precoce, a criança passa a ficar sobrecarregada, pois precisa cuidar de alguns deveres, como administrar a casa e cuidar dos irmãos que são mais novos.
Comentários estão fechados.