Por dentro das palavras irmãs ou cognatas
Palavras irmãs ou cognatas apresentam as mesmas raízes etimológicas. Estas palavras são frequentes no português. Confira!
Hoje, a título de curiosidade, adentraremos nas palavras irmãs ou cognatas. Pode parecer novidade, mas assim como na língua inglesa, o português abarca inúmeros exemplos de palavras desta ordem.
O que são palavras irmãs ou cognatas?
Palavras irmãs ou cognatas têm o mesmo “tronco” linguístico, ou seja, são palavras que apresentam raízes etimológicas e semântica semelhantes, comuns. Se analisarmos o sentido literal da palavra “cognata”, iremos descobrir que ela é oriunda do latim “cognatus” e significa parentesco, ligação.
Exemplos de palavras irmãs
Segue abaixo os exemplos de palavras irmãs ou cognatas:
- Palavras cognatas ou irmãs de lei: lei, legal, legalizar, ilegal, legislativo, legislatura, legislar;
- Palavras cognatas ou irmãs de livro: livro, livraria, livreiro, livrete, livrório, livresco, livrão;
- Palavras cognatas ou irmãs de amor: amor, amoroso, amável, desamor, amorzinho, amorzão;
- Palavras cognatas ou irmãs de luz: luz, reluzir, reluzente, reluzidio, luzinha;
- Palavras cognatas ou irmãs de dente: dente, dentinho, dental, dentadura.
Falsas cognatas
As palavras acima derivam do mesmo radical ou podem ter a mesma raiz etimológica. Entretanto, há também um grupo de palavras que são parecidas na escrita e que possuem significados diferentes.
Isto se dá porque elas não procedem do mesmo radical semântico. Com isso, podemos nomeá-las como falsas cognatas ou irmãs. Há muitos parônimos, palavras que possuem significados diferentes, mas são parecidas na escrita e no som que se enquadram nas falsas cognatas ou irmãs.
Exemplos: Fome e famigerado (alguém famoso); emigrar (mudar do país de origem) e imigrar (entrar num país estrangeiro); comprimento (extensão) e cumprimento (saudações); descrição (ato de descrever) e discrição (ser discreto); etc.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.