Língua e linguagem: Qual a diferença?

Não saber a diferença entre língua e linguagem é comum, se você também tem essa dúvida continue lendo para entender a diferença e conhecer alguns exemplos.

0

Apesar de serem parecidas, “língua” e “linguagem” possuem significados diferentes. Além disso, é comum achar que “fala” também tem a ver com a língua ou linguagem.

Se você tem dúvida de qual a diferença entre língua e linguagem, continue lendo para entender melhor.

O que é Língua?

Língua é um conjunto organizados de elementos que possibilita a comunicação de um determinado grupo. Dessa forma, podemos vincular a língua ao idioma, uma vez que este também é um código, mas que facilita o entendimento da mensagem transmitida. 

Como exemplos de língua podemos ter: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Apesar de existir uma variedade padrão para a língua, que é aceita para livros, vestibulares, jornais e que dá mais prestígio, a língua pode variar de acordo com a região, com o grupo social, a cultura entre outros fatores que podem influenciar.

Para que a língua seja entendida não basta simplesmente conhecer o significado das palavras. É necessário, aprender e entender a gramática, ou seja, as normas que regem aquela língua ou idioma.

O que é Linguagem?

Linguagem é o mecanismo usado para transmitir nossos sentimentos, conceitos e ideias, e também para entender a língua e outras manifestações. Além disso, a linguagem pode ser verbal, não verbal e mista.

  • A linguagem verbal é composta plenamente por palavras, podendo ser oral ou escrita;
  • A linguagem não-verbal é toda comunicação que não seja feita por meio de palavras, ou seja, através de gestos, imagem, símbolos, expressões corporais, entre outros;
  • A linguagem mista é composta por linguagem verbal e não-verbal, como as tirinhas, cinema, teatro e revistas. Ainda na linguagem mista, pode-se encontrar redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter, que possibilita a publicação de texto e imagem.

Dessa forma, é considerada linguagem qualquer conjunto de sinais, sejam eles pinturas, danças, placas de ruas, olhares, gestos corporais entre inúmeras outras coisas que podem trazer algum tipo de significado.

Além da linguagem comum, existe também a linguagem digital. Essa linguagem usa combinações numéricas para criar sites, jogos e aplicativos. Além disso, é por meio dessa linguagem que podemos transmitir e receber mensagens via computadores, celulares e qualquer outro meio eletrônico.

Assim como é necessário entender as normas da língua, que é conhecida como gramática, a ciência que estuda a linguagem é a linguística.

O que é Fala?

A fala é a maneira como uma pessoa se comunica oralmente, ou seja, como ela fala. A fala é considerada individual, o que significa que cada pessoa possui uma maneira de se comunicar oralmente.

Além disso, assim como a linguagem a fala pode ser alterada por alguns fatores, sendo afetada por vícios de linguagem, sotaques, gírias e costumes locais.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.