As relações semânticas entre as palavras

Sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia são algumas das relações de sentido das palavras dentro do universo linguístico.

0

Na Língua Portuguesa há diferentes estudos e um deles é o da linguística. Nela, há a semântica, que compreende o significado das palavras, frases e expressões, em um determinado contexto.

Desse modo, em alguns momentos, os termos podem obter múltiplas interpretações para o leitor ou ouvinte, isso conforme cada situação comunicativa.

Veja a seguir mais detalhes sobre as relações semânticas entre as palavras.

Relação de sentido

Em síntese, o sentido é o conteúdo ou a informação que conseguimos decodificar, ao entender uma sentença. Portanto, a relação entre os distintos significados atribuídos a uma palavra é designado como relação de sentido.

A relação de sentido é classificada de quatro formas:

  1. Sinonímia
  2. Antonímia
  3. Hiperonímia
  4. Hiponímia

Sinonímia

Entende-se por sinonímia o conteúdo que possuí similaridade de significado entre as suas palavras, ainda que distintas, ou seja, são sinônimos que independente do contexto detém o mesmo significado.

Exemplos: Dinheiro, tostão, vintém, pecúnia, grana, dindim.

money

Antonímia

Já a antonímia é exatamente o oposto de sinonímia. Isto é, são antônimos, designando as palavras ou expressões com significados opostos.

Também possuem o uso recorrente em poesias que apresentam a antítese (relação de ideias contrárias).

Exemplos: Escaldante, quente, morno, fresco, frio, congelante.

frio

Hiperonímia e Hiponímia

Hiperonímia é um termo que designa a “todo-parte”. Em outras palavras, é a palavra cujo sentido engloba um conjunto de palavras com o sentido mais específico.

Por outro lado, os vocábulos com o sentido mais específico são seus hiponômios.

Exemplos: Insetos (borboletas, mosca, mosquito), esportes (futebol, natação, basquete), mamíferos (gato, cachorro), veículos (moto, carro, caminhão).

insetos

Você possa gostar também de:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.