Pare de usar palito de dente! Objeto estraga os dentes e machuca a gengiva

Os palitos têm efeito oposto ao desejado, pois não eliminam corretamente a sujeira e ainda por cima estragam os dentes.

Você tem costume de palitar os dentes após uma refeição? Pois então saiba que deve parar com esse hábito o quanto antes, já que o palito de dentes faz mal à saúde bucal. Segundo os especialistas, existem diversos motivos pelos quais esse hábito deve ser eliminado, como, por exemplo, para evitar as cáries e o mau hálito.

Leia mais: Os perigos escondidos da escova de dente: ela pode estar mais suja do que você imagina.

Palito de dentes faz mal à saúde bucal?

  • Palitos removem o esmalte dos dentes

O primeiro motivo que iremos mencionar aqui é um dos principais pelos quais devemos evitar os palitos de dente. Segundo diversos estudos, o uso desse objeto é responsável por provocar inúmeras lesões de abrasão, que, por sua vez, irão remover o esmalte dos dentes. Com isso, retira-se a proteção que envolve a dentina, e os dentes ficam mais vulneráveis a cáries e bactérias. Infecções e doenças bucais mais graves também podem surgir como resultado da prática.

  • Lesões na gengiva

A gengiva é de extrema importância para a nossa saúde bucal, já que é a responsável por envolver os ossos da boca e também por sustentar os dentes. Portanto, o nosso dever é mantê-la sempre saudável.

Para isso, você deve contar com o apoio do fio dental e evitar completamente os palitos de dente. Isso porque eles irão gerar lesões e infecções, além de ser uma das principais causas da gengivite, doença em que existe acúmulo de placa bacteriana na boca.

  • Palito não limpa corretamente

Por fim, vale dizer que se o único argumento em torno do uso dos palitos de dente é o fator limpeza, então não existe argumento algum. Afinal, os palitos são pouco eficazes, para não dizer inteiramente ineficazes, para retirar sujeiras. Na verdade, pode ser que eles ajudem a intensificar a má-higiene na boca, pois empurram a comida para dentro do espaço entre os dentes.

Portanto, não troque, em hipótese alguma, o bom fio dental pelo palito de dente. Assim, você evitará machucados graves, o mau hálito e o provável surgimento de cáries e demais doenças bucais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More