Para 47% da geração Z, os homens devem assumir a liderança na relação
A constatação foi feita a partir de uma pesquisa encomendada pelo aplicativo de relacionamentos Bumble.
Segundo dados obtidos pela pesquisa State of The Nation 2023, do aplicativo Bumble, 47% das pessoas que compõem a chamada geração Z, acreditam que os relacionamentos devem ser “guiados” por homens.
São considerados integrantes da geração Z os indivíduos que nasceram entre 1995 e 2010, podendo ter entre 13 e 28 anos atualmente.
Os dados do levantamento apontam que, estimativamente falando, 40% dos norte-americanos acreditam que os homens devem dar o primeiro passo nos relacionamentos.
Quando recortado para abranger apenas indivíduos da geração Z, esse número fica ainda maior, chegando a 47%. O número é considerado alto, uma vez que os jovens nascidos a partir de 1995 são considerados mais liberais e modernos.
Além disso, apenas 11% dos entrevistados acreditam que as mulheres precisam dar o primeiro passo, enquanto os 42% restantes deram respostas como “tanto faz” ou “não sei responder”.
Os fatores que levaram a esse resultado
Em entrevista concedida à CNBC, a terapeuta e conselheira de casais Jessica Small explica que os números da pesquisa estão muito relacionados à uma visão mais tradicional dos relacionamentos que prevalecem na sociedade.
“Apesar de estarmos vivenciando um grande impulso e progressão em direção à igualdade de gênero, o cenário de namoro ainda está fundamentado em papéis e crenças de gênero mais tradicionais”, explicou ela.
Jessica afirmou também que é normal que as mulheres fiquem um pouco mais tímidas durante os estágios iniciais do namoro.
“Como treinadora de namoro, costumo observar que as mulheres tendem a hesitar em fazer avanços iniciais e têm algumas expectativas de que os homens vão liderar a convidá-las para sair, marcar as primeiras datas, pagar as primeiras contas e ter a iniciativa para os primeiros contatos físicos”, disse.
Ainda segundo a terapeuta, os homens também têm em mente que devem dar o primeiro passo, além de imaginar que as mulheres estão esperando por essa iniciativa.
Com o passar do tempo, os papéis se invertem
Antes de finalizar a sua participação, Jessica Small comentou que quando os momentos iniciais do relacionamento são superados, os relacionamentos tendem a ser liderados pelas mulheres.
″[As mulheres] são frequentemente as responsáveis por todas as coisas relacionadas a famílias, crianças, calendário social da família e refeições”, apontou.
Em um relato final da sua experiência, Small afirmou que a maioria dos casais que atendem se sentem melhor com uma “divisão igualitária de tarefas e responsabilidades”, o que parece ser a tônica dos novos relacionamentos.
Comentários estão fechados.