Para comer sem peso na consciência: saiba como fazer um alfajor saudável e leve

Está na hora de matar a vontade de comer doce sem prejudicar a saúde!

O alfajor é um doce com origem na Argentina que ganhou o mundo por seu sabor diferenciado. Inclusive, um ranking feito recentemente colocou essa delícia entre as 10 sobremesas mais amadas do planeta.

Contudo, apesar de ser delicioso, o alfajor continua sendo um doce que, se for consumido em excesso, pode acabar prejudicando a saúde.

Felizmente, tem como fazer um alfajor saudável e leve usando ingredientes mais naturais, e mesmo assim resguardar o sabor e a textura dessa guloseima maravilhosa.

Nos tópicos a seguir apresentamos uma receita simples que demonstra como colocar essa dica em prática. Sigamos!

Receita de alfajor saudável

(Imagem: divulgação)

Ingredientes

  • Uma banana média inteira

  • Uma colher (sopa) de pasta de amendoim

  • Três colheres (chá) de farinha de aveia

  • Essência de baunilha ou outro sabor (opcional)

Modo de preparo

Antes de qualquer coisa, lave corretamente a banana que será usada, descasque-a e depois corte em rodelas.

Em seguida, leve a banana picada, a aveia e a essência (se for usar) para o liquidificador e deixe bater até formar uma mistura homogênea.

Quando a mistura estiver pronta, retire-a do liquidificador e coloque em fôrmas quadradas ou redondas (quantas for possível). Depois, leve a massa enformada para o forno. Você deve deixar a massa de alfajor no forno por entre 25 e 30 minutos a uma temperatura de 180ºC.

Passado esse período, confira se a massa ficou no ponto (deve estar macia). Em caso afirmativo, retire-a do forno para montar os alfajores.

Na montagem, passe pasta de amendoim nas peças de alfajor que saíram do forno. Logo após, vá juntando de dois em dois para formar uma espécie de sanduíche. Feito isto, o alfajor saudável já estará pronto para consumir.

Se preferir, você pode adicionar calda de chocolate como cobertura para o doce. Essa é a forma mais tradicionalmente utilizada.

Como consumir alfajor corretamente?

O melhor horário para comer alfajor ou qualquer outro doce é após o almoço, quando eles atuam como uma sobremesa. Isso porque nesse momento o corpo se prepara para digerir a comida, com a adição do doce.

Dessa forma, o açúcar existente na guloseima demora mais tempo para ser assimilado pelo organismo e não cai tão rapidamente na corrente sanguínea, o que evita picos de glicemia.

Ademais, comer doces em horários aleatórios ao longo do dia ou após o jantar pode ser prejudicial para o sistema digestivo de várias formas diferentes. Então, opte por usar o seu alfajor saudável como sobremesa!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.