Pequena sonda lunar da NASA está com problemas no espaço
Os propulsores de uma pequena sonda lunar da NASA apresentaram defeito na performance. Entenda mais sobre o caso!
Uma sonda lunar da NASA teve problemas com três de seus propulsores enquanto está a caminho da lua. A espaçonave, chamada de Lunar Flashlight (“lanterna lunar”), foi lançada no mês passado, em busca de água congelada na lua. Outro teste realizado na sonda foi o de propulsores “verdes” durante a viagem de quatro meses até a lua.
Entretanto, de acordo com informações da própria NASA, esses propulsores estão com problemas. “Enquanto o pequeno satélite está bastante saudável e em comunicação com a Rede Espacial Profunda da NASA, o time operacional da missão descobriu que três de seus quatro propulsores estão performando abaixo do esperado”, comunicou a agência norte americana em uma atualização.
A NASA continua, dizendo que, “baseado nos testes em solo, o time pensa que os problemas de performance podem ser causados por obstruções nas linhas de combustíveis, que podem estar limitando o fluxo de combustível para os propulsores”.
Sobre a sonda Lunar Flashlight
O Lunar Flashlight foi lançado por um Flacon 9, da SpaceX, no dia 11 de dezembro, junto com um módulo lunar japonês, que carrega um veículo lunar feito nos Emirados Árabes Unidos. O pequeno satélite elaborado pela NASA foi construído com o objetivo de buscar água congelada no polo sul da lua, local onde a agência pretende pousar astronautas daqui a alguns anos.
Esses defeitos no pequeno satélite foram percebidos pelos controladores de voo cerca de três dias após o lançamento, momento em que ficou claro que o Lunar Flashlight estava operando com propulsão reduzida, de acordo com o informado pela NASA. Agora, o objetivo dos engenheiros da missão é desenhar novos planos para ativar os propulsores por mais tempo, permitindo ao satélite chegar até a lua.
Isso pode se provar um grande desafio, tanto para os humanos por trás do projeto quanto para o próprio satélite, que possui um tamanho muito similar à uma mala. Esta foi a primeira sonda lunar da NASA a ter problemas logo depois de seu lançamento.
Comentários estão fechados.