Executivo da Microsoft adverte sobre possíveis danos reais da Inteligência Artificial
Funcionários da Microsoft projetam perigos diretos para a vida humana se o desenvolvimento da IA seguir o ritmo atual
A inteligência artificial é uma tecnologia super presente na vida atual e cada vez mais comentada. Os avanços da inteligência artificial podem ser fascinantes para uns, substituindo tarefas humanas e otimizando nossa vida. Porém, para quem está lá dentro e acompanha de perto, isso pode ser assustador, e os próprios desenvolvedores esboçam receio com os perigos da IA.
Especialistas preveem que a IA fará mal à nossa vida
Frequentemente, vemos notícias sobre novas funções e usos das inteligências artificiais. Como é o caso do ChatGPT, provavelmente a tecnologia mais comentada do momento, que pode ser utilizada para diversas tarefas, simulando pensamentos, traduzindo e escrevendo textos.
No entanto, certas pessoas expressam preocupação quanto ao avanço e à disseminação dessas tecnologias. Especialistas da área dizem que a inteligência artificial pode trazer danos reais se utilizada por pessoas não preparadas ou mal intencionadas.
Funcionário da Microsoft acredita que IA trará malefícios
Em pronunciamento, durante reunião do Fórum Econômico Mundial, na última quarta-feira, Michael Schwarz, do departamento de economia da Microsoft, falou algumas palavras. Ele demonstrou preocupação em relação ao avanço da capacidade das IAs, e disse que danos reais podem ser causados por elas.
Ele disse: “E, sim, causará danos reais’’.
A Microsoft é uma das principais investidoras do OpenAI
Os comentários de Michael surpreendem, uma vez que a Microsoft é a principal investidora da OpenAI, empresa criadora do ChatGPT. Outros executivos da Microsoft já expressaram opiniões contrárias a de Michael, com um tom mais otimista em relação ao avanço da IA.
Para Michael, a IA precisa receber algum tipo de regulação por meio de lei, mas sem impedir o desenvolvimento das tecnologias. Ele acredita que os benefícios, como a automatização de diversas tarefas, devem ser valorizados, mas que devemos tomar cuidado com os limites que o IA está quebrando para evitar os verdadeiros perigos da IA.
Comentários estão fechados.