Mãe faz alerta depois que o filho sofre queimaduras com um fruta comum
Muitas pessoas ainda desconhecem os efeitos dessas queimaduras, o que prejudica o tratamento adequado.
Recentemente, uma mãe australiana compartilhou nas redes sociais algumas fotos de seu filho com bolhas de queimaduras nos antebraços. Tratava-se de um alerta para outros pais e cuidadores sobre os perigos das “queimaduras de limão“. Segundo ela, o seu filho desenvolveu queimaduras muito graves pouco depois de espremer alguns limões.
‘Queimadura de limão’, o que é?
O nome correto e científico para essa condição é “fitofotodermatite” ou então “fitofotodermatos” e o motivo não é bem o limão. Na verdade, as queimaduras surgem quando alguém expõe a sua pele ao sol depois de ter manuseado limão ou alguma outra fruta cítrica. Ou seja, também pode acontecer após manusear laranjas, acerolas e outras.
Isso acontece porque as frutas cítricas possuem uma substância de nome bergapteno, muito presente nas cascas e na polpa desses frutos. Ao ter contato com essa substância, a nossa pele fica muito mais sensível aos raios solares, o que faz com que as queimaduras sejam muito mais intensas e frequentes.
Por conta da sua origem no consumo e no manuseio das frutas, essas queimaduras costumam aparecer com maior frequência nas mãos, na boca e no rosto. Porém, há ocorrência em outras partes do corpo, como no caso dessa criança australiana, cujas queimaduras apareceram principalmente nos antebraços. Afinal, pode ser que um pouco da fruta respingue em outras partes.
Como prevenir e tratar
No caso da criança australiana, houve o surgimento de bolhas d’água nos lugares afetados. Isso demonstra que houve uma quantidade grande de bergapteno em contato com o corpo. Em casos como esse, é necessário consultar o dermatologista. Porém, na maioria das vezes, as queimaduras são leves, com manchas vermelhas ou roxas e sensação de ardência na área.
Ademais, outros cuidados são importantes para tratar, como evitar se expor ao sol, utilizar compressas geladas e lavar a pele com água na hora da queimadura. Para prevenir, lave bem as mãos com água e sabão após manusear frutas cítricas, bem como a boca e outras áreas de contato. Por fim, use protetor solar para impedir as queimaduras.
Comentários estão fechados.